Criação em dança com crianças pequenas: expandindo territórios atravessando fronteiras

  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Esta comunicação apresenta um recorte da tese intitulada “Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil” Andrade (2016), tratarei especificamente sobre os caminhos de criação em dança para a infância que atravessam as fronteiras da linguagem em direção ao trabalho integrado com as demais linguagens artísticas de maneira interdisciplinar. Para expor esse território da criação, destaco o estudo de caso realizado no projeto “Poéticas da Dança na Educação Básica” no qual foi experimentado os limites entre as fronteiras da arte por meio do subprojeto “O Corpo Inventa História”. A intenção deste último foi possibilitar às crianças pequenas experimentar e experienciar (LARROSA, 2002) as temáticas da dança (ANDRADE, 2016), o espaço e tempo, em diálogo com as demais linguagens artísticas. Por meio da contação de histórias, jogos, brincadeiras tradicionais e cantigas de roda foram estabelecidas conexões com a dança e demais linguagens artísticas. Ao final, as crianças criaram suas composições em dança.

Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-SP. Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação; UNESP-SP; CAPES; Doutorado em Artes.

Referências

ALMEIDA, Fernanda. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: UNESP, 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, São Paulo, 2013.

ANDRADE, Carolina. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, São Paulo, 2016.

BARRETO, Debora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GARANHANI, Marynelma Camargo. A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, p. 109-119. 2000.

GODOY Arte que Dança na Escola: possibilidades e caminhos percorridos. In: ANGOTTI, M. (Org.). A Educação Infantil em Diálogos. Volume 1, 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2012. p. 75-88.

______. A Criança e a Dança na Educação Infantil. In: KERR, D. M. (Org.). Cadernos de formação: formação de professores didática de conteúdos – Conteúdos e didática das artes. Volume 5. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011. p. 20-28.

______. Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2014, Águas de

Lindoia. Anais... São Paulo: Universidade Estadual Paulista - PROGRAD, 2014. v. 1. p. 4082-4093.

GUARULHOS. Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Proposta Curricular: Quadro de Saberes Necessários / Secretaria Municipal de Educação – Guarulhos, 2010.

KISHIMOTO, Tizuko. O Brincar e Suas Teorias. São Paulo: Cengage Learning, 1994.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Edição organizada por Lisa Ullman. Tradução de Anna Maria B. De Vecchi e Maria Sílvia M. Netto. São Paulo: Summus, 1978.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan-abr. 2002.

Lee, Suzy. A Onda, São Paulo: Cosac e Naify, 2008.

MARQUES, Isabel. A Linguagem da Dança: Arte e Ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

RENGEL, Lenira. MOMMENSOHN, Maria. O movimento expressivo e a criança préescolar. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos, 1992.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SARMENTO, Manuel. Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança