Diálogos performativos em dança ou do perigo de se contar uma única história

  • Silvia Maria Geraldi

Resumo

A apresentação foi proposta na forma de encontro performativo entre duas artistas (Marisa Lambert, Silvia Geraldi) e ouvintes, tendo como provocação a “criação em versões”, procedimento de investigação da linguagem cênica que vem sendo testado pelas autoras dentro do projeto “do perigo de se contar uma única história”. Algumas das questões exploradas foram: para que fazer mais uma obra de dança, que corpo dança na cena, qual a natureza do engajamento artista/espectador, que efeitos e experiências a dança produz.

Referências

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. 15a .ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 2000.

BRITTO, Fabiana Dultra. A ideia de corpografia urbana como pista de análise. Redobra, n.12, ano 4, 2013.

CORNAGO, Óscar. Onde acaba a teoria. In: NAVAS, C.; ISAACSSON, M.; FERNANDES, S. (Orgs.). Ensaios em Cena. 1a.ed. Salvador, BA: ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas; Brasília, DF: CNPq, 2010.

DUPUY, Dominique. Le corps émerveillé, Marsyas, no.16, Dezembro de 1990, p.31-33 apud LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

FELDENKRAIS, Moshe. Eyes 1. In: Awareness Through Movement from Alexander Yanai. Vol. 1, Part 1. France: International Feldenkrais Federation; Israel: The Feldenkrais Institute, 1994, p. 85-90.

FÉRAL, Josette. Teatro, Teoria y Prática: más Allá de las Fronteras. 1.ed. Buenos Aires, Galerna, 2004.

GERALDI, Sílvia Maria; LAMBERT, Marisa Martins. Compartilhamentos criativos: das poéticas do corpo à cena contemporânea. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2015, Belo Horizonte, MG. Arte, corpo e pesquisa na cena: experiência expandida. Belo Horizonte: UFMG, 2015. p.1-5.

GODARD, Hubert. Olhar Cego. Entrevista com Hubert Godard. In: ROLNIK, Suely. Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Disponível em:

https://docdanca.files.wordpress.com/2013/10/gordard-hubert-olhar-cego.pdf. Acesso em: 07 fev. 2015.

HALL, Edward T. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

_________. The Silent Language. NY, Anchor Books Edition, 1973.

JACQUES, Paola Berenstein. Experiências metodológicas para apreensão da cidade contemporânea. Redobra, n.12, ano 4, 2013.

LEPECKI, André. 2012. “Coreopolítica e Coreopolícia”. In: Ilha Revista de Antropologia, 13 (1): 41-60.

LORENZINI, María José Contreras. La práctica como investigación: nuevas metodologias para la academia latino-americana. Poiésis, n. 21-22, p. 71-86, jul.-dez. 2013.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

LUDWIGS, Mónica Alarcón Albert. Teoria da prática-prática da teoria: um diálogo entre pesquisa artística, dança e fenomenologia. O Percevejo on line, Vol.06, n.1, p.43-62, jan.-jun. 2014.

MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I'm in the space and the space is in me. Interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v.31, p. 3238, Summer/Fall 2006.

ONETO, Paulo D. A que e como resistimos: Deleuze e as artes. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche/Deleuze: Arte e Resistência. Simpósio Internacional de Filosofia, 2004. R.J.: Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007, p. 199-211.

PAIS, Ana. “O crime compensa ou o poder da dramaturgia”. In: SIGRID, Nora (Org.). Temas para a dança brasileira. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança