Movimento insistente: o necessário tempo das coisas

  • Danilo Silveira

Resumo

A pesquisa se constrói a partir de reflexões sobre a criação em dança que perdura cronologicamente em uma mesma configuração. O grande objetivo é analisar o espetáculo Corpo Desconhecido da artista Cinthia Kunifas desde sua criação até os desdobramentos e rastros que este deixaou em seus treze anos de existência. Para tanto, a pesquisa se apoia nas referências teóricas de Adriana Bitencourt Machado e Cecília Almeida Salles, a fim de ampliar a discussão referente sobre “permanência” em processos de criação na cena da dança contemporânea.

Referências

BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID Editorial, 2008.

KUNIFAS, Cithia Bruck. Corpo desconhecido: um contínuo processo de criação em dança. Salvador, 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, 2008.

MACHADO, Adriana B.. A dança da permanência: um jogo que permite adequar possibilidade e necessidade. In: COGNITO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia. São Paulo, V.2, nº2, Texto 10-22, p. 76-83, 2005.

_______. A natureza da permanência: processos comunicativos complexos e a dança. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - PUC-SP, 2001.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1977.

PEREIRA, Sayonara. Corpos que esboçam memória. 2011. Disponível em: http://lapettcia.wordpress.com/artigos-e-pesquisas/. Acessado em 12 de junho de 2014.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2011.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança