O bailado interno no espectador de dança: pesquisa a partir da recepção do espetáculo Fina Flor Divino Amor

  • Larissa Sato Turtelli Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados obtidos com o projeto de pesquisa "A Dança em Ato" relacionado à recepção do espetáculo de dança "Fina Flor Divino Amor – Iyabá Legba Hei!", o qual foi criado dentro do método BPI (BailarinoPesquisador-Intérprete) a partir de pesquisa de campo com as Pomba Giras da Umbanda. Os dados foram obtidos principalmente por meio de respostas a questionários, mas também foram colhidos depoimentos voluntários dos espectadores e redigidos diários sobre as apresentações. Foram realizadas 20 apresentações do espetáculo – abarcando nove estados brasileiros e ainda uma apresentação em Portugal – nas quais foram respondidos 262 questionários por pessoas do público. A partir da análise dos questionários, este texto discorre sobre aspectos da pesquisa e da recepção em dança, envolvendo assuntos como preconceito, linguagem corporal e o movimento no corpo do espectador.

Biografia do Autor

Larissa Sato Turtelli, Universidade Estadual de Campinas
Unicamp. Professora Doutora; Professora Titular.

Referências

AUGRAS, M. O Duplo e a Metamorfose: A Identidade Mítica em Comunidade Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRUMANA, F.G. & MARTÍNEZ, E.G. Marginália Sagrada. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 11-19, 2008.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004. 2a imp.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: Lima, Luiz Costa. (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (1979) 2002. 2a edição revista e ampliada. pp. 105-118

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática S.A., (1967), 1994.

LIMA, Luiz Costa. (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 2002. 2a edição revista e ampliada

MEYER, M. Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-gira de Umbanda. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dançateatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005. Coleção Estudos; 196. Dirigida por J. Guinsburg.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3a edição.

RODRIGUES, G.E.F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA), Campinas, 2003.

RODRIGUES, G. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP: UNICAMP, 2010.

RODRIGUES, G. Da gira das pombagiras à emanação de personagens pelo Método BPI. In: VI REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6, 2011, Porto Alegre. Anais... Memória Abrace Digital. 2011.

RODRIGUES, G.E.F. O Lugar da Pesquisa. Conceição | Conception, v.01, n.01, 48-58, 2012a.

RODRIGUES, Graziela. Corpo para receber Iabá. In: VII CONGRESSO DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 7, 2012, Porto Alegre. Anais... Memória Abrace Digital. 2012b.

TURTELLI, L.S.; RODRIGUES, G.E.F. Fina Flor Divino Amor: da gira da Umbanda ao corpo da cena. Atas da Conferência Internacional 2012

Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea. Eds. Ana Macara, Ana Paula Batalha e Katia Mortari (pp.170175). Almada, Portugal: 2012a.

TURTELLI, L.S. & RODRIGUES, G.E.F. Recepção, uma escuta do corpo. In: VII CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 7, 2012, Porto Alegre. Anais... Memória Abrace Digital. 2012b.

TURTELLI, L.S. & RODRIGUES, G.E.F. Baixou o Santo?. In: VII REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 7, 2013, Belo Horizonte. Anais... Memória Abrace Digital. 2013.

TURTELLI, L.S. & RODRIGUES, G.E.F. A Pomba Gira no espelho: relações de expectativa na recepção do espetáculo Fina Flor Divino Amor. In: VIII CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 8, 2014, Belo Horizonte. Anais... Memória Abrace Digital. 2014.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança