Processo poéticopedagógico: sobre o acolhimento de estímulos no processo criativo em dança

  • Letícia Nascimento Gomes

Resumo

Este trabalho visa apresentar um dos processos poéticopedagógicos desenvolvidos na pesquisa de mestrado realizada por mim no período de 2013 a 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria. Entendo aqui processos poéticopedagógicos como as estratégias e formas de trabalho que concentram e articulam a pedagogia da dança referente às práticas envolvidas no processo criativo do espetáculo Sopro de 2014 pelos integrantes da Acasos Cia de Dança a partir de um formato de direção coletiva. O processo poéticopedagógico apresentado neste trabalho põe em evidência a postura da cia de dança - onde foi feito o trabalho de campo - de incluir no processos de criação diferentes estímulos recebidos. Dentre eles estão o Body-Mind Centering (BMC) com as aproximações da anatomia experiencial, bem como os princípios teórico-práticos da Técnica Alexander e da A Estética do Rasa, de Richard Schechner. Busco, enfim, refletir sobre como esse processo poéticopedagógico pode somar na discussão sobre fronteiras dentro das artes, do que pode servir como estímulo de criação e assim, quem sabe, alimentar os questionamentos de como se dão na contemporaneidade as relações dos artistas com suas obras e a realidade que os cerca.

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Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança