Rosas em brasa: a identidade no método BPI e o exercício da alteridade no encontro com mulheres ciganas

  • Natália Vasconcellos Alleoni Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esse texto busca compartilhar a etapa inicial da pesquisa de Doutorado da artista Natália Alleoni que tem como objetivo a imersão no método BPI a fim de reconhecer como que os temas da identidade corporal, imagem corporal e o feminino são abordados nesse método e quais as possíveis contribuições dessa vivencia para o desenvolvimento de sua expressividade. A pesquisa partiu da vivencia do eixo O Co-habitar com a Fonte que foi realizado com mulheres ciganas do estado de São Paulo. Nutrida por essa convivência e orientada pelo método nasce então, a personagem Zafira Rosa dos Ventos que carrega em si impressões, elaborações e dinâmicas desse campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Natália Vasconcellos Alleoni, Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP. Instituto de Artes; Doutorado em Artes da Cena.

Referências

ALLEONI, N.V. Entre Rastros, Laços e Traços: O corpo, suas memórias e um processo criativo em dança. Dissertação de Mestrado em Artes da Cena - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2005.

CAMPOS, F. Rede de Afetos: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método BPI. Dissertação (Mestrado) – UNICAMP, Instituto de Artes: Campinas, 2012.

CIAMPA, A da C. “Identidade” in LANE, S. M. T. et al. Psicologia Social - O Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984 (1ª ed).

JUNG, Carl Gustav. Psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade, DP&A Editora, 1ª edição em 1992. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.

MELCHERT, A. C. L. O Desate criativo: Estruturação da Personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Dissertação de Mestrado em Artes - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

RODRIGUES, Graziela E. F.. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. ISSBN- 85-8578141-6. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. (Reedição 2005).

RODRIGUES, Graziela E. F.. O Método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

RODRIGUES, Graziela E. F.. As Ferramentas do BPI (Bailarino- PesquisadorIntérprete) In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, ISBN: 9788599688120. UNICAMP. Campinas, SP. 2010.

RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. In: Conceição-Conception: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cena. Instituto de Artes, UNICAMP: 2012. n.1. v.1

RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, P. C.; CAMPOS,, F.; COSTA, E. M.; CÁLIPO, N. M.; FLORIANO, M.; ALLEONI, N. V.; JORGE, M.

D.; Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-PesquisadorIntérprete (BPI), 08/2016, Revista Brasileira de Estudos da Presença, Vol. 06, pp.551557

SCHILDER, Paul. A Imagem Do Corpo, As Energias Construtivas da Psique. Tradução Rosanne Wertman. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

TAVARES, Maria da Consolação.G.C.F.. Imagem Corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

TURTELLI, L.S. O espetáculo cênico no método Bailarino-PesquisadorIntérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações de espetáculos de dança Valsa do Desassossego. Tese de Doutorado - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2009.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança