Trabalhos conjuntos e processos colaborativos

  • Gisela Reis Biancalana

Resumo

A pesquisa aqui apresentada refere-se a um projeto guarda-chuva que agrega as ações de um grupo de estudos vinculado ao CNPQ. Estas ações remetem-se, principalmente, à criação de Performances ancoradas no diálogo com a Antropologia. Seus referenciais são os pressupostos shechnerianos sobre os Estudos da Performance, bem como autores da Arte da Performance tais como, Goldberg, Taylor, entre outros. Os procedimentos adotados pelo grupo estão amparados pela pesquisa de campo, pelo uso de objetos em laboratórios de criação e por trocas sistemáticas entre os artistas pesquisadores do grupo. A pesquisa de campo está referendada pela convivência com os focos investigativos. Esta convivência, por sua vez, é transportada ao laboratório de criação, no qual, são experimentadas pelo atravessamento das sensibilidades poéticas dos artistas e estimuladas pelos objetos trazidos por eles dos campos investigados e registrados em diários. Finalmente, as experimentações desenvolvidas são lançadas ao grupo e abertas a colaboração advinda, primeiramente, dos outros artistas pesquisadores do grupo para depois oferecer-se a colaborações diferenciadas por públicos de ambientes diversos. A diversidade é reforçada pelo caráter itinerante dos trabalhos. Os processos colaborativos aqui desenvolvidos são oriundos, especialmente, dos argumentos de Schneider. Muitas performances foram realizadas neste projeto até o presente momento, mas sem a etapa dos processos colaborativos. Este procedimento tem sido desenvolvido ao longo deste ano de 2016. Foi realizada uma performance e estão sendo preparadas outras três. Esta experiência tem demonstrado a grande flexibilidade e transdisciplinariedade decorrentes da abertura para a participação ativa, assim como permite-se aos cruzamentos com saberes provenientes daqueles que se arriscam ao ato da criação instantânea gerando um campo mais expandido na arte contemporânea.

Referências

GOLDBERG, Roselee. Performance Arte. Barcelona: Ediciones Destino, S.A., 2002.

LE BRETON, André. Adeus ao Corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

RUSHAN, Martina. I want to work with you because I can speak for myself. The Potential of postconsensual Collaboration in Choreographic Practice. In Collaboration in Performance Practice. London: Palgrave Macmillan, 2016.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

_________________. O que é Performance. in O Percevejo. trad. Dandara, Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 11, número 12, 2003.

SCHNEIDER, Florian. Collaboration – some thoughts concerning new ways of learning and working together. Frankfourt: Revolver Verlag, 2007.

STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a Arte E a Docência: a Formação Do Artista de Dança. Campinas: Papirus, 1998.

TAYLOR, Diana. Performance. Buenos Aires: Asunto Impresso ediciones, 2012.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança