Vale da esperança: dramaturgia de bois

  • Mariana Floriano
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Resumo

Esta comunicação apresenta aspectos do processo de desenvolvimento cênico do espetáculo Vale da Esperança, dirigido pela Prof.ª Dr.ª Graziela Rodrigues, embasado no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Esta obra foi realizada a partir de pesquisas de campo em localidades à margem da sociedade brasileira, que lidam com a figura do boi em seus festejos e em seu ofício. Pretende-se abarcar o encontro corporal da intérprete com a realidade social e afetiva nesses locais. Os simbolismos da cultura do boi e as suas reverberações na resultante artística, imbricadas no ciclo vida-morte, fazem parte da reflexão.

Referências

COX, H. A festa dos foliões: um ensaio teológico sobre festividade e fantasia. Tradução de Edmundo Binder. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 1974.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

_____________O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança