Inconsciente-Rubens-Artaud: a tríade investigativa no espetáculo de Rubens Corrêa

  • Guilherme Conrado Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta pesquisa é um desdobramento das investigações iniciadas no período da graduação. Durante a formação artística dentro da Universidade Federal de Uberlândia, busquei investigar os sonhos - realização de anseios inconscientes - enquanto estímulo de improvisação e composição, baseado nos conceitos dos viewpoints. Agora, no mestrado, a proposta é analisar o trabalho atoral de Rubens Corrêa no espetáculo Artaud!, com direção de Ivan de Albuquerque, cuja estréia se deu em 1986, no Teatro Ipanema, da cidade do Rio de Janeiro. Na obra, Rubens é quase o próprio Artaud, percebe-se ao vê-lo interpretar a vida e o os textos artaudianos. Nesse sentido a intenção é, junto com Rubens, mergulhar no inconsciente humano afim de averiguar como esses desejos mais profundos podem motivar o artista no campo da interpretação. A pesquisa, ainda em fase inicial, está em momento de levantamento bibliográfico e primeiras análises do vídeo-ensaio Artaud! para conhecer melhor as idéias gerais da arte teatral, e mais especificamente sobre o ofício atoral, na visão de Artaud, na busca por identificar seus princípios no trabalho de Rubens Corrêa.

Biografia do Autor

Guilherme Conrado, Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Referências

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Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo