A poética de atuação polifônica em encenadores no Teatro de grupo do Cariri Cearense

  • Maria Lucivania de Lima Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A presente pesquisa analisa a poética de três encenadoras que residem no Cariri, interior do Ceará. Em comum elas exercem mais de uma função na construção cênica, o que tem desembocado num exercício teatral polifônico, já que passam contribuir na construção do espetáculo como mediadoras e proporcionam que ele seja resultado do diálogo entre os criadores envolvidos, que terão propriedade do discurso do outro. Nesse sentido, a pesquisa focaliza na reflexão da poética de três encenadoras: uma encenadora que conjuntamente exerce função de figurinista, outra que exerce a função de dramaturga e outra que executa a criação da iluminação do espetáculo. Investigar-se-á como essas artistas constroem sua poética num olhar imbricado, numa atuação polifônica, e como esse olhar pode contribuir para criação do espetáculo de forma horizontal, tendo todos os integrantes voz ativa na criação e propriedade do discurso dos demais envolvidos. Nesse sentido, a pesquisa reconhecerá o movimento de teatro de grupo e a prática de processo colaborativo no Brasil, como referencial necessário para o exercício polifônico designado na poética dessas encenadoras.

Biografia do Autor

Maria Lucivania de Lima Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.

Referências

ARAÚJO, A. A gênese da Vertigem: O processo de criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2011. 272 p.

DORT, B. A crítica em questão; A era da encenação. In:_________ (Org.). O teatro e sua realidade. São Paulo: Percpectiva, 1977. p 59-123.

FLORENTINO, A. A pesquisa qualitativa nas artes cênicas: romper os fios, demarcar os traumas. In: TELLES, Narciso (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. p. 123-138.

MALETTA, Ernani. A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. 2005. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2005.

MOURA, L. R. A iluminação Cênica no Trabalho do ator de Teatro. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2014.

PIRES, V. L; TAMANINI-ADAMIS, F. A. Desenvolvimento do conceito bakhtiniano de polifonia. ESTUDOS SEMIÓTICOS. Disponível em:

http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe62/2010esse62_vlpires_fatamanini_adames.pdf. v.6, n.2, Acesso em 20 de jan. 2016.

ROUBINE, J-J. (1980). A linguagem da encenação teatral. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. 240 p.

SILVA, S. B. O processual na cena contemporânea: Práticas de criação e poéticas teatrais que enfatizam o percurso e a experiência da Cia Luna Lunera na gênese de “Prazer”. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.

SILVA, K. F. Uma compreensão sobre o corpo no teatro pós-dramático: o corpo híbrido. Cadernos do LINCC-Linguagens da Cena Contemporânea. Disponível em: http://incubadora.ufrn.br/index.php/clincc/article/view/158 v.2, n.2, (2008). Acesso em 09 de Julho de 2016.

TELLES, N. Paragens de um artista, docente, pesquisador. In: _________ (org). Pesquisa em Artes Cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.p.45-58.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo