Artista de travessia – um olhar sobre o ator|performer e seus territórios possíveis
Resumo
Qual o lugar, na contemporaneidade, está destinado ao ator? Quais terrenos ele se expressa? Quais procedimentos artísticos operar para suas criações? De que modo o ator se relaciona com o público? Essas são algumas das indagações que permeiam diversas pesquisas sobre o trabalho do ator hoje. Afetado pela performance art, provoco um olhar para o ator|performer na contemporaneidade e para a busca por sua espontaneidade em sua zona de atuação, um território de campo expandido. Para ampliar essa visão, dialogo com alguns pesquisadores tais como: Matteo Bonfitto e seu “espaço entre” o ator e o performer; a teatralidade performativa pensada por Sílvia Fernandes; Brad Haseman nos atualiza enquanto campo de pesquisa através da pesquisa performativa.Referências
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças e ambivalências. – 1. ed. – São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2013.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Salvador: Repertório, n° 16, p. 11-23, 2011.
GODARD, Hubert. O olhar cego. In: S. Rolnik & C. Diserens (Orgs.) Catálogo da exposição Lygia Clark: da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo/ Musee des Beux Arts de Nantes, 2006.
HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP (3.1 : 2015 : São Pauo) Resumos do 5° Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP / Organização: Charles Roberto Silva; Daiana Felix; Danilo Silveira; Humberto Issao Sueyoshi; Marcello Amalfi; Sofia Boito; Umberto Cerasoli Jr; Victor de Seixas; - São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. V.3, n.1, 205 p.
RAUSCHER, Beatriz. Tecer com o real: o lugar como território possível. In: RIBEIRO, Walmeri e ROCHA, Thereza (orgs). Das artes e seus territórios possíveis. São Paulo: Intermeios, 2014.