Capoeira: por um corpo pré-expressivo

  • Mônica Leite da Silva Universidade de Brasília

Resumo

O trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, intitulado Corpo transpassado: tecendo dramaturgias com pessoas em situação de rua.O processo criativo advém do estudo poético de três pessoas em situação de rua da cidade de Salvador/ BA. Neste caso, proponho a busca por uma práxis advinda do treinamento pré-expressivo que surgi da prática com a capoeira contemporânea.Desta forma, lanço luz asminhas raízes culturais, como também do local e das pessoas pesquisadas, numa dimensão corporal e vocal da atriz, convergente a criação. Acredito que no exercício da capoeira o ator e/ou a atriz podem encontrar princípios básicos, comoequilíbrio, oposição e energia, que possam colaborar com seu trabalho e sua qualidade de presença cênica.

Biografia do Autor

Mônica Leite da Silva, Universidade de Brasília
Mestrado em Artes Cênicas; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela UnB.

Referências

BARBA, Eugênio.; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo: É Realizações, 2012.

CURI, Alice Stefânia. Traços e devires de um corpo cênico. Brasília: Editora Dulcina, 2013.

_______. Diálogos com Barba. Mimus – Revista on-line de mímica e teatro físico. Salvador: Padma/Faculdade Social, ano 1, n. 2, jul. 2009, p. 39-62. Disponível em: www.mimus.com.br. Acesso em: 22 de ago. de 2016.

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos.v.10, n.3, p. 321-326, set./dez 2010. Disponível em: http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256. Acesso em: 27 de out. de 2016.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. Tradução de Daisy A. C. Souza. São Paulo: Summus, 1977.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 2003.

_______. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva: Fapesp. 2013.

_______. Café com Queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec, 2012.

LIMA, Evani Tavares. Capoeira de Angola como treinamento para o ator.2002. 202 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia. 2002.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo