Corpo Fronteira: breve cartografia de um processo de pesquisa entre a dança e a Saúde Mental

  • Bruna Martins Reis UNICAMP

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que propõe uma reflexão sobre um modo de intervenção artística no campo da Saúde Mental. Situa-se na intercessão entre dança e clínica, considerando ambas as práticas como disparadores de experiências e dispositivos para a criação de estratégias de invenção de si e invenção de modos de existência. Nesse sentido, tal pesquisa se propõe a fazer uma cartografia dos processos criativos experimentados nesta prática/intervenção, explorando alguns procedimentos da dança com referências na técnica Klauss Vianna, buscando investigar as reverberações desta experiência como possíveis condutoras a outros territórios corporais e subjetivos, tentando apreender as sutilezas deste trabalho naquilo que o faz mais delicado: a possibilidade de criar outros corpos para habitar a loucura, além de afirmar outros modos de cuidar no contexto da Saúde Mental. Pretende-se articular a discussão desta prática como campo expandido das artes performativas por compreender que tal experiência permite explorar um modo de fazer/pensar a prática da dança no contexto social, produzindo processos criativos implicados na produção de si como arte do vivido.

Referências

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. Martins Fontes, São Paulo, 2006.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O que é filosofia? Editora 34, São Paulo, 1992.

FABIÃO, E. Performance e teatro - poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista sala Preta, V. 09, 2009.

FERNANDES,S. Experiências do real no teatro. Revista Sala Preta, V.13, n.2, 2013.

GODARD, H. e ROLNIK, S. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard Para "Lygia Clark, do objeto ao acontecimento: projeto de ativação de 26 anos de experimentação corporal”, Paris, 21 de julho de 2004.

GODARD, H. Espaço Fenomenológico. Entrevista concedida à Caryn McHose 2005.

MILLER, J. A escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus editorial, 2007.

MILLER, J. Qual é o corpo que dança? dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus editorial, 2012.

QUILICI, C. O ator performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

VIANNA, K. A dança. São Paulo: Summus editorial, 2005.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo