O vestido – considerações performáticas sobre uma intervenção urbana-cênica

  • Roberta Soraia Moura Ferreira Universidade Federal do Ceará

Resumo

O Vestido é uma intervenção urbana onde, sobre um tapete vermelho, a artista apresenta imagens e fragmentos de espetáculos encenados por atrizes cearenses. Sua veste é uma colagem de figurinos doados por essas atrizes. A partir de conflitos surgidos dentro da intervenção urbana-cênica O Vestido, o presente artigo visa compreender os conceitos de performance e performatividade e examinar alguns elementos de performatividade encontrados em O Vestido, a fim de que se perceba na intervenção uma noção de performance. Podemos chamar de performance uma obra artística que opera com referências do teatro? Ou essa obra estaria dentro do que chamamos “teatro em campo expandido”? Para isto, utilizaremos as teóricas Sílvia Fernandes e Josette Féral e o teórico Richard Schechner.

Biografia do Autor

Roberta Soraia Moura Ferreira, Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Ceará. UFC; Artista, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes.

Referências

DIÉGUEZ, Ileana. UM TEATRO SEM TEATRO: a teatralidade como campo expandido. Trad: Eli Borges. São Paulo: Revista Sala Preta, v. 14, n. 1, ECA/USP, 2014, p. 125-129.

QUILICI, Cassiano. O campo expandido: arte como ato filosófico. São Paulo: Revista Sala Preta, v. 14, n. 2, ECA/USP, 2014, p. 12-21.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. São Paulo: Revista Sala Preta, n. 8, ECA/USP, 2008, p. 197-209.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Salvador: Repertório, nº 16, 2011, p.11-23.

FONSECA, Tania Mara Galli, NASCIMENTO, Maria Lívia, MARASCHIN, Cleci. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1998.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007, pp. 284-285.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?, em performance studies: na introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006, p. 28-51.

Site: Juliana Capibaribe: http://julianacapibaribe.com.br/

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo