Os percursos criativos de Robert Wilson em Watermill Center

  • Raphael Vianna Coutinho

Resumo

De que forma os procedimentos de criação adotados pelo encenador teatral Robert Wilson podem agir nas percepções e afetações sensoriais de atores e performers? A partir do acompanhamento, observação e análise de práticas desenvolvidas em seu laboratório de artes performativas - Watermill Center, este estudo se propõe a delinear percursos artísticos de criação, considerando as relações entre temporalidade, espacialidade e corporeidade como fatores determinantes deste processo.

Referências

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas, SP: Papirus, 1991.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. Volume 4.

FÉRAL, Josette. FORMAÇÃO: Teatro Performativo e Pedagogia - Entrevista com Josette Féral. Revista Sala Preta, São Paulo, v.9, n.1, p. 260, 2009.

GALIZIA Luiz Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2013.

OSTRIA. Vincent. Enchanges: Pierre Soulages. Robert Wilson - Entrevista com Robert Wilson. Cahiers du Cinéma. N 477. 1994.

LEPECKI, André. Desfazendo a Fantasia do Sujeito (dançante): “Still acts” em The Last Performance de Jérome Bel. Lições de Dança, Rio de Janeiro, UniverCidade, n. 5, p. 11-26, 2005.

MARCIÁN, José Enrique; STOKER, Sue Jane & WEISBRODT, Jörn. The Watermill Center: A Laboratory for Performance. Stuttgart: Daco Verlag, 2012.

MOREY, Miguel & PARDO, Carmem. Robert Wilson. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 2003.

VALENTE, Pedro. Robert Wilson: Arte Escênico Planetário. Ciudad Real: Na que Editora, 2005.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo