A Companhia de Revistas Beatriz Costa com Oscarito e o circuito transnacional do teatro no Rio de Janeiro dos anos 1940

  • Christine Junqueira Leite de Medeiros UNIRIO

Resumo

Novas abordagens das histórias globais do teatro têm estimulado investigações sobre o caráter transcultural, transnacional e global das práticas e representações teatrais, assim como suas formas de circulação e efeitos. A visão pós-colonial e os estudos culturais reinterpretam a hegemonia dos modelos ocidentais procedendo à reconstrução de cruzamentos culturais no complexo campo do teatro e do espetáculo, desvendando e expandindo o conhecimento sobre as redes de trocas artísticas entre Brasil e Portugal. No Rio de Janeiro, entre os anos 1942 e 1945, a temporada da Companhia de Revistas Beatriz Costa com Oscarito apresenta um repertório que transita entre espetáculos portugueses e brasileiros, interpretados alternadamente por artistas das duas nacionalidades. Ao lado de Oscarito, um dos melhores cômicos da cena nacional, a vedete portuguesa Beatriz Costa protagoniza cenas de sua terra distante em quadros típicos da cor local, encarnando tipos brejeiros e sedutores, divertindo conterrâneos e brasileiros. Em cena, a atriz se desterritorializa interligando imagens e narrativas de uma nação para outra ao conectar diferentes contextos culturais, gerando desta forma um processo contínuo de aproximação entre as duas culturas.

Biografia do Autor

Christine Junqueira Leite de Medeiros, UNIRIO
UNIRIO/PPGAC. FAPERJ; PósDoutorado - PAPDRJ (2011). Jornalista e pesquisadora.

Referências

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Seção
Hibridismos, interdisciplinaridades e práticas interculturais na cena expandida