A sociologia experimental do fazer atoral: transversais entre teatro, cinema e sociedade

  • Lucia Regina Vieira Romano Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

Examinamos no presente ensaio as possibilidades de uma sociologia experimental atoral, fundamentada na fronteira entre teatro, cinema, sociologia e história, apoiando o estudo dos processos criativos dos atores em teatro. O relato sobre a sociologia experimental, baseada na análise de filmes nos quais o teatro aparece como personagem e em cujas narrativas pode ser explorada a relação entre tecnologias da atuação, função social e linguagem cênica, conduz à reflexão sobre as invenções da criação atoral e sua demarcação histórica, permitindo valorizar a ação do intérprete no processo criativo em variados contextos.

Biografia do Autor

Lucia Regina Vieira Romano, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. UNESP; Instituto de Artes; DACEFC.

Referências

CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção – atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: CosacNaify, 2013.

DEQUECH, David. Instituições e a relação entre economia e sociologia. In: Estud. Econ. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp.599-619. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612011000300005 Acesso em: 02/07/2016.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GUEDES, Sérgio. Jean Duvignaud – La Rochelle, 22 de Fevereiro 1921 – 22 de Fevereiro de 2007. In: Repertório – Teatro e Dança. Bahia: UFBA, p. 88 – 92. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/4347/3256. Acesso em: 20/04/2015.

GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena. São Paulo: Ed. Perspectiva. 2001.

PAVIS, Patrice. Sociologia do teatro. In: _______. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva. 1999. p. 366.

ROMANO, Lucia R. V. Caderno digital – Módulo I LAPCA 2015. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1ewHdDuSzPEkhqlPK42QktgG2n2S2o23m06EweMFTI0Y/edit. Acesso em: 20/04/2015.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. 2. ed. Tradução de José Laurênio de Melo. São Paulo: EDUSP, 1995.

Seção
Hibridismos, interdisciplinaridades e práticas interculturais na cena expandida