Dramaturgia do ator: processos criativos na pequena companhia de teatro

Resumo

Esta pesquisa está em processo e deu-se início no PPGAC/UFMA, em 2020.2, visa investigar como a autonomia do ator na construção de sua dramaturgia se consolida no Quadro de Antagônicos (QdA), procedimento metodológico da Pequena Companhia de Teatro (PCT), com sede em São Luís, Maranhão, desenvolvido e aplicado na preparação de seus atores e na construção de personagens, nos espetáculos: Entrelaços (2009); Pai&Filho (2010); e Velhos caem do céu como canivetes (2013). As observações e estudos de autonomia na construção de dramaturgia do ator se fixarão, inicialmente, na Antropologia Teatral de BARBA (1995), nas pesquisas do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais/UNICAMP (LUME), com BURNIER (2001) e FERRACINI (2012), bem como CARREIRA (2008). O método utilizado é o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e anotações de experiências pessoais. As fontes de dados são a observação participante natural, cadernos de encenação, blog da PCT, críticas dos espetáculos, apostila da oficina O QdA como instrumento de treinamento para o ator, vídeos dos espetáculos; registros de montagens/treinamento, fotos e pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados coletados utilizaremos o procedimento Análise Textual Discursiva (ATD) e resultado final a dissertação, sistematização do método em plataforma virtual e demonstração técnica.

Biografia do Autor

José Cláudio Marconcine, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), ator da Pequena Companhia de Teatro (PCT) e bolsista em nível de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor associado II lotado no Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão e membro permanente dos programas de pós-graduação em Cultura e Sociedade e em Artes Cênicas dessa mesma universidade.

Referências

BARBA, Eugênio, SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. 271 p.

BISIAUX, Lîlâ. Déplacement Épistémico-Esthétique du Théâtre Décolonial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre , v. 8, n. 4, p. 644-664, Dec. 2018 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602018000400644&lng=en&nrm=iso>. Access on: 23 May 2021. https://doi.org/10.1590/2237-266078793.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. 313 p.

CARREIRA, A.; SILVA, A. F. C. Pensando uma dramaturgia de grupo. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 852-860, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008852. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15592. Acesso em: 16 jul. 2021.

CARREIRA, André. et al. Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. 159 p.

CURI, A. S. Dramaturgias de Ator: puxando fios de uma trama espessa. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 3, n. 3, p. 923–938, dez. 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18536. Acesso em: 16 jul. 2021.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. 303 p.

FLECHA, Marcelo. Procedimento de montagem – As Jornadas. Blog Pequena Companhia de Teatro. São Luís, 02 jun. 2013. Disponível em: https://pequenacompanhiadeteatro.home.blog/2013/06/02/procedimento-de-montagem-as-jornadas/. Acesso em: 23 maio 2021.

FLECHA, Marcelo. Rotina. Blog Pequena Companhia de Teatro. São Luís, 07 fev. 2010. Disponível em: https://pequenacompanhiadeteatro.home.blog/2010/02/07/a-rotina/. Acesso em: 23 maio 2021.

GEERTZ, Clifford. Os usos da diversidade. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 5, n. 10, p. 13-34, maio 1999 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71831999000100013&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 23 maio 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-71831999000100002.

GIL, Carlos Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 188 p.

ICLE, G. A mulher que comeu o mundo: dramaturgia do ator e multiplicidade da cena. Latin American Theatre Review, v. 41, n. 1, p. 111–120, 2007. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/455806. Acesso em: 16 jul. 2021.

LEWINSOHN, A. C. As Metáforas de trabalho e corpo vivo do ator. ILINX - Revista do LUME, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/105. Acesso em: 16 jul. 2021.

MARCONCINE, José Cláudio. Os antagônicos do pai. Blog Pequena Companhia de Teatro. São Luís, 18 fev. 2010. Disponível em: https://pequenacompanhiadeteatro.home.blog/2010/02/18/os-antagonicos-do-pai/. Acesso em: 24 maio 2021.

MARCONCINE, José Cláudio. Os antagônicos do pai – 2. Blog Pequena Companhia de Teatro. São Luís, 28 out. 2011. Disponível em: https://pequenacompanhiadeteatro.home.blog/2011/10/28/os-antagonicos-do-pai-2/. Acesso em: 24 maio 2021.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p.

PEDRUZZI, Alana das Neves; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; GALIAZZI, Maria do Carmo; PODEWILS, Tamires Lopes. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: os movimentos da metodologia de pesquisa. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 10, n. 2, p. 584-604, 2015. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/ 4312/3060. Acesso em: 10 jan. 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

SANTOS, João Ricardo Viola dos; DALTO, Jader Otavio. Sobre análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V. 2012. Anais eletrônicos […] Petrópolis, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/22468323/analise-de-textual-narrativa-discursiva-e-analise-de-conteudo-pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

SIMÃO, Marina Fazzio; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo –

Corpo e Descolonialidade em Composição Poética Cênica

Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 4, p. 665-690, out./dez. 2018.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266078809. Acesso em: 23 maio 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas