Corpo sem título: em busca de caminhos de conhecer

  • Débora Campos de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho dialoga com o pensamento de Leda Martins sobre o protagonismo do corpo, enquanto local de inscrição, reprodução e produção de conhecimento. Parto das proposições da autora para refletir sobre a importância de efetivarmos caminhos metodológicos que permitam a expressão do conhecimento do e pelo corpo. Reflito ainda, sobre a relação deste corpo, enquanto criador e pensador, frente as narrativas que informam o que ele deve e pode ser e dos escapes, gingas e pernadas contra hegemônicas que nossos corpos coletivos e individuais, foram capazes de produzir em jogos de afirmação política de existir.

Biografia do Autor

Débora Campos de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutoranda em Filosofia PPGF/UFRJ, Bolsista CNPq, Mes. Saúde Coletiva IMS/UERJ, Grad. Educ. Física/UFRJ.

Referências

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, pp. 119-120.

FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Performativa. Salvador: EDUFBA, 2018. p.177-213.

GALEANO, Eduardo. As Palavras Andantes. Trad. Eric Nepomucemo. São Paulo: L&PM, 1994.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, [S.l.], n. 26, p. 63-81, nov. 2013. ISSN 2176-1485. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308>. Acesso em: 25 abr.2021.

MARTINS, Leda Maria. Performances do Tempo e da Memória: os Congados. O Percevejo-Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 11. N12. 2003 - pp. 149 - 161. Departamento de Teoria de Teatro. Programa de pós-graduação em Teatro-Universidade Federal do Rio de Janeiro. UNIRIO.

MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar. In Graciela Ravetti e Marcia Arbex (org.), Performance, Exílio e Froteiras. Belo Horizonte. Departamento de Letras Românticas, Faculdade de Letras/UFMG:Poslit, 2002, p. 69-91.

OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Pedagogia da Ancestralidade. In: Revista eonline, postado em 18 de Julho de 2019. Acesso em: 08 de Agosto de 2019. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/13431_PEDAGOGIA+DA+ANCESTRALIDADE

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero; tradução Wanderson Flor do Nascimento – 1a edição, Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Corpo vivido: reunião poética. Juiz de Fora: Ed. D'Lira; Belo Horizonte: Mazza Ed., 1992.

SANTOS, Rodrigo de Almeida dos. Baraperspectivismo contra logocentrismo ou o trágico no prelúdio de uma filosofia da diáspora africana. Rio de Janeiro, 2014. 147 f. Orientador: Rafael Haddock-Lobo. Coorientador: Renato Nogueira dos Santos Junior. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2014.

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização