“Fora de onde?” - performopalestra em processo de criação

  • Pamella de Caprio Villanova UNICAMP

Resumo

Quando você joga algo fora... joga fora de onde?  Vamos conversar sobre esse mito chamado descarte, que estrutura nossa relação com as matérias? Sem opor mito e realidade, podemos devanear sobre as histórias dos descartados? Este texto se apresentará como dramaturgia da comunicação performativa que foi compartilhada durante o XI Congresso da ABRACE. Trata-se de um trecho da atual pesquisa de doutorado em Artes da Cena na Unicamp, com orientação da Profa Dra Gina Monge Aguilar e co-orientação da Profa Dra Verônica Fabrini, intitulada atualmente como “Fora de onde? Teatro e arte educação ambiental em tempos de crise”. Contextualizado na crise do novo coronavírus, este texto se refere à edição virtual do Congresso Anual da ABRACE, momento em que a comunicação performativa da pesquisa da atriz de teatro aconteceu no formato audiovisual. Será explorado um formato híbrido entre uma apresentação teatral-audiovisual e uma palestra, entre texto acadêmico e dramaturgia. Sobre as referências, podemos citar estudos sobre a consciência do antropoceno; sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei número 12.305/2010; o livro “Ecología política de la basura. Pensando los residuos desde el Sur”; além de consultas aos portais do MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis e documentos sobre o caminho do lixo na cidade de Campinas/SP.

Biografia do Autor

Pamella de Caprio Villanova, UNICAMP
Unicamp, Insitituto de Artes, Artes da Cena.

Referências

BRASIL.Lei nº12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm .Acesso em agosto de 2019.

EIGENHEER, Emílio Maciel. 2009. Lixo, a limpeza urbana através dos tempos. Lixo e limpeza urbana: entender para educar. Disponível em: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf.

FARIA, Bruna Fernanda de. A influência das áreas de disposição de resíduos sólidos da cidade de Campinas, SP na qualidade das águas: determinação de metais empregando a fluorescência de raios X por reflexão total com radiação síncrotron / Bruna Fernanda de Faria. --Campinas, SP: [s.n.], 2012.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Trad. Susana Dias,Ana Godoy e Mara Verônica. ClimaCom – Vulnerabilidade, ano 3, n.5, abr. 2016, pp. 139-148. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/

JAQUES, Demajorovic; LIMA, Márcia. Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2013.

KOPENAWA, David; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés; Prefácio Eduardo Viveiros de Castro, 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KLEIN, C. “Teocuitlatl, ‘Divine Excrement’: The Significance of ‘Holy Shit’ in Ancient Mexico. Art Journal, Vol. 52, No. 3, Scatological Art (Autumn, 1993), pp. 20-27.

SOLÍZ, Maria Fernanda (coord.). Ecología Política de laBasura: pensando los resíduos desde elSur. Quito-Ecuador: EdicionesAbya-Yala, 2017.

SCHNEIDER, D. LEITE, C. GRIMBERG, C. Cambios de paradigma enlagestión de residuos sólidos en Brasil: nuevas responsabilidades y desafios. In: Ecología Política de laBasura: pensando los resíduos desde elSur.Quito-Ecuador: EdicionesAbya-Yala, 2017.

MNCR, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. http://www.mncr.org.br/, acesso em 02 de fevereiro de 2021.

Prefeitura Municipal de Campinas. Conheça Campinas: Praça Carlos Gomes. Disponível em: https://conheca.campinas.sp.gov.br/pois/867; acesso em 02 de maio de 2021.

República de Campinas. Praça Carlos Gomes: tributo à criação. Disponível em: http://republicadecampinas.com.br/2017/07/25/praca-carlos-gomes-tributo-criacao/; acesso em 02 de maio de 2021.

Sacred Tours of Mexico. Tlazolteotl: The Goddess of Filth.Disponível em: https://sacredtoursofmexico.com/tlazolteotl-the-goddess-of-filth/; acesso em 28 de julho de 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena