Desobediências poéticas: afrofuturismo, transe, desmontagem e processo criativo em dança

Resumo

Este artigo descreve a importância do processo de desmontagem cênica para a pesquisa de mestrado intitulada Desobediências poéticas: repensando a prática criativa na dança contemporânea sob uma perspectiva decolonial. O contato com os princípios de desmontagem cênica discutidos neste artigo surgiu na disciplina Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação de artistas da cena. Ministrada pelas professoras doutoras, Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson no PPGADC-UNICAMP. O objetivo do texto é desvelar as reflexões que levaram o autor a pesquisar o movimento afrofuturista e o transe como ferramentas criativas decoloniais.


Biografia do Autor

Henrique Cesar Hokamura Silva, Universidade Estadual de Campinas
Mestrando em Artes da Cena, linha de pesquisa Poéticas e Linguagens da Cena.

Referências

BRAGA, Bya; BAUMGARTEL, Stephan; SANTOS, Glaucio Machado. Sobre o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira. ouvirOUver, v. 13, n. 1, p. 178-187, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes. São Paulo: Editora Sesc, 2017.

DIEGUEZ, Ileana. Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. 7Letras, 2018.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. SciELO-EDUFBA, 2008.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

JUNIOR, Julinho. É tempo de se aquilombar. Jornal Alma Preta, 30 de abr de 2019. Disponível em: <https://almapreta.com/sessao/quilombo/e-tempo-de-se-aquilombar> . Acesso em: 04 de ago. de 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2019a.

KILOMA, G.; VOLZ, J.; PICCOLI, V. Grada Kiloma : desobediências poéticas = Grada Kilomba: poeticdisobediences.[s. l.]: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2019b.

LEWIS, Ioan Myrddin. Êxtase religioso: um estudo antropológico da possessão por espírito e do xamanismo. Perspectiva, 1971.

LIMA, Raquel. Afrofuturismo: A construção de uma estética [artística e política] pós-abissal. In: Book of Abstracts of the 7th Afroeuropeans Network Conference: Black In/Visibilities Contested. CIES, ISCTE-IUL, 2019. p. 139.

NETO, VENÍCIO LOENERT. UMA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DOS NÍVEIS E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA. 2003. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

SEN, Amartya. Identidade e violência, a ilusão do destino. Editora Iluminuras LTDA, 2015.

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização