Influxos Artaudianos: mitologia Yorubá e processos decoloniais de criação para as artes da cena

  • Adriana R. L. Oliveira Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Influxos Artaudianos é um laboratório de investigação para as artes da cena sobre qualidades da presença e materialidades da energia que está sendo desenvolvido pela atriz e arteterapeuta junguiana Adriana Rolin com base na sua pesquisa de doutoramento (IA/UERJ/CAPES) orientada pela Prof. Luciana Lyra, que utiliza dos escritos metafóricos de Antonin Artaud, da Mitologia Yorubá em sabenças do Ilê Asè Ogum Alakorô e de técnicas do Ateliê de Pesquisa do Ator (APA) como alquimia deste caminho pedagógico que se pretende curativo, além de cênico. Este artigo é sobre o desdobramento do elemento fogo via orixá Exú.

Biografia do Autor

Adriana R. L. Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atriz de teatro, arteterapeuta com abordagem junguiana, escritora, mestra e doutoranda em Artes pela UERJ e bolsista Capes. "Cria Jubal" [2016], "Versos, Flores e Vaginas" [2018], "Princesa Obá" [2019], “Yriádobá Da Ira à Flor” [2019], “Ei,Mulher” [2019] e “Ritos de Nudez” [2021] são os seus livros já lançados pela Editora Metanóia. Foi atriz do Ateliê de Pesquisa do Ator regido pelo Sesc Paraty em coordenação pedagógica de Stephane Brodt e Carlos Simioni por 5 anos e integra o grupo MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes, Medéia e suas Margens e Casa Ateliê, ambos regidos pela UERJ, GERU MÃA Filosofia Africana regido pela UFRJ e Coletiva Agbara Obinrin em reverência às deidades femininas iorubanas. É pesquisadora acadêmica-artística de Antonin Artaud há doze anos,  em sua especialização entrecruzou Artaud com o Carl Gustav Jung, no mestrado entrecruzou Artaud com a Mitodologia em Arte e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado intitulada de “Influxos Artaudianos e Forças Cósmicas da Natureza” com clientes-artistas do Museu de Imagens do Inconsciente e artistas-pesquisadoras da COART, onde construirá um caminho pedagógico para as artes da cena, entendendo este caminho como curativo e terapêutico.

Referências

ANTONIN, Artaud. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BAIOCCHI, Maura. Taanteatro: Teatro Coreográfico de Tensões. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

BARCELLOS, Adriana. L'aprés midi d'un Faune: Rastros da Obra como Processo de Criação. Tese. 2016. 199 f. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

BERNAT, Isaac. Encontros com o Griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

FABRINI, Verônica. Sul da cena, sul do saber. Campinas: UNICAMP, 2013.

GONÇALVES, Vagner. Exú: O Guardião da Casa do Futuro. Rio de Janeiro: Pallas, 2019.

JUNG, Carl Gustav. O Homem e os seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. Minas Gerais: Línguas e Literaturas: Limites e Fronteiras, 2019.

QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud: Teatro Ritual. São Paulo: Ed. Annablume, 2012.

ROLIN, Adriana. Influxos Artaudianos via Cartografia do Sul. Artigo. Revista Conccinitas: UERJ, ano 19, número 34, dezembro de 2018.

________________. Yriádobá Da Ira à Flor: Influxos Artaudianos via Mitodologia em Arte. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

ROLNIK, Suely. Esperas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. Rio de Janeiro: N-1 Edições, 2019.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SILVEIRA, Nise. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra, 1981.

VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena