Agda desmontagem - possibilidades discursivas para performatividades subversivas

Resumo

A desmontagem é uma prática que nasce no contexto da cena teatral latino-americana dos anos 90 junto à Eitalc - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e consiste em revisitar um espetáculo teatral anteriormente criado, na perspectiva das subjetividades e materialidades de composição das atrizes e atores criadora/es. O conto Agda (1973) de Hilda Hilst, circunscreve temáticas medulares da prosa hilstiana: ascese, erotismo, sacrifício, morte, em uma busca fêmea por Deus e pelo conhecimento, de uma mulher arcaica que se consagra pela carne. A desmontagem do espetáculo Agda (2004) começa no abrir de outros caminhos de entendimento das míticas compostas do conto, na busca de uma prática discursiva que subverta, desaloje e perturbe os hábitos de representação, bem como os lugares atribuídos à mulher na vida e no teatro.


Biografia do Autor

Gisele Petty, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena