Site Specifics, espaços heterogêneos e a construção do desempenho: alguns apontamentos sobre o trabalho do ator em espaços alternativos e ambientes domésticos

Resumo

Este artigo almeja discutir o trabalho de atores teatrais em contextos espaciais alternativos aos edifícios convencionais. A discussão é recortada para os espaços alternativos que Lehmann classifica como espaços heterogêneos e específicos ao local, a fim de apresentar algumas questões quanto a  especificidades e/ou potencialidades do trabalho de criação e desempenho da/o atriz/ator suscitados por tais práticas. É levantada uma provocação acerca de recentes encenações para o formato online, no qual as casas dos atores frequentemente acabam se tornando site specifics para a encenação, operando por flutuações de papéis desempenhados pela arquitetura, definidos por Francis Ching, bem como pela noção de território apresentada por Gilles Deleuze e Félix Guatarri. É utilizado o espetáculo online Poesia pra quê?, da cia. Nós de Teatro (ES) para abordar a discussão do uso dos espaços domésticos como site specifics pela companhia e, em especial, seus atores e atrizes.

Biografia do Autor

Amanda P. de Amorim Lima, Universidade Federal da Bahia
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA); bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)

Referências

BRANDÃO, Ludmila de Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

CHING, Francis T. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2006.

HOWARD, Pamela. O que é cenografia? 2. ed. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOTTA, Gilson. O espaço da tragédia: na cenografia brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig; Brasília: CNPq, 2011.

NETTO, J. Teixeira Coelho. A construção do sentido na arquitetura. 6.ed. São Paulo: Perspectiva 2012.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras