Baile de máscaras - o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social)

  • Gabriel Fontoura Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo propõe relatar a experiência do processo artístico de ensino e aprendizagem do teatro, no Centro da Juventude do bairro da Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. Estamos trabalhando com jovens atendidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJCDH) do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Cultural São Francisco de Assis. Utiliza-se para os encontros a metodologia dos Jogos Teatrais a partir dos fichários de Viola Spolin e da abordagem de Ingrid Koudela. Dez escritos, inscritos em 12 meses, em 2020. Aulas de teatro, utilizando-se de máscaras, face shield, choros, rolês, lockdown, muitas risadas e histórias fumadas. As crônicas convidam à sensibilidade pedagógica associada às construções dramatúrgicas transcriadas, imersas no tecnovívio – vivido na Lomba do Pinheiro. Como convite, por gentileza: copiem, colem e boa viagem...[1]


[1] A construção do processo criativo encontra-se disponível em: https://xxxxxx.medium.com/. Acesso em: 5 jul. 2021.

Biografia do Autor

Gabriel Fontoura Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Campinas
Mestrando no PPG ARTES DA CENA da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com orientação da prof. Dra. Suzi Frankl Sperber. Gabriel Fontoura, porto-alegrense de 28 anos, é licenciado em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador IC (CNPq/FAPERGS) no grupo de pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo, sob orientação e coordenação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa. Possui experiência em Produção Cultural, Educação Artística e Social, atuando como educador artístico e de língua espanhola para pessoas em vulnerabilidade social acolhidas pelo Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro (2021), dentro do Instituto Cultural São Francisco de Assis, e como professor voluntário, lecionando aulas de português com teatro para imigrantes, refugiados e apátridas frequentadores da Instituição AVESOL.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas