Feitiço de bem-querer e desejos compartilhados

  • Kamilla Mesquita Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo trata-se de um relato acerca de uma performance inspirada em trechos da obra - Caos: Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares de autoria de Hakim Bey (2003); em especial os dois tópicos -  Amor Louco e Feitiçaria. Essa pesquisa-performance flerta com o universo da feitiçaria, sondando possíveis aproximações com a dança, em especial a instauração de um jogo;  de uma dramaturgia tecida pelas relações entre corpo e demais elementos na construção do que BEY (2003) nomeia de "cultivo de uma consciência aprimorada"; ou ainda "captura da presença", termos esses que nos levam a traçar possíveis analogias com a instauração de um estado de presença cênica que se constrói por meio das criação de um jogo de cunho ritualístico, inspirado no universo da Feitiçaria, e protagonizado pelo corpo em movimento.

Referências

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Trad. Luis Otávio Burnier. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

BEY, Hakim. Caos: Terrorismo Poético e outros crimes exemplares. Trad. Patrícia Decia e Renato Resende. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.

BRANDÃO, Junito. Dicionário Mítico Etimológico da Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1991.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Editora Perspectiva, São Paulo, 1996.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena