O lugar do mamulengo na história do teatro brasileiro: algumas considerações

  • Weslley Fontenele Prefeitura do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho parte dos estudos de Borba Filho (1966), Santos (1979) e Alcure (2001, 2008) sobre o Mamulengo, o Teatro de Bonecos popular do Nordeste. O Mamulengo é um gênero de teatro composto por bonecos vestidos de tecido e esculpidos em madeira chamada mulungu. Neste estudo, apresentarei uma breve inserção do mamulengo na história do teatro brasileiro, abordando: (1) diretores e dramaturgos que em seus projetos artísticos se aproximaram do mamulengo, incorporando personagens e narrativas; (2) e importantes mamulengueiros pernambucanos, como Solon Alves de Mendonça e Januário de Oliveira, o Ginu. Foi possível perceber que artistas como Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna e Fernando Augusto Gonçalves dos Santos por meio de seus processos de valorização das formas teatrais populares alcançaram lugares na história do teatro brasileiro que os próprios mamulengueiros não conseguiram, os quais viveram e trabalharam sob difíceis condições econômicas.

Biografia do Autor

Weslley Fontenele, Prefeitura do Rio de Janeiro
Professor de Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação Lato-Sensu "Arte na Educação Escolar", promovida pela Escola Estadual Técnica de Teatro Gomes Campos, de Teresina (PI). Doutorando em Artes pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Artes também pela UERJ. É Licenciado em Teatro pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

ALCURE, Adriana Schneider. Disputas de legitimação no teatro de mamulengos da zona da mata pernambucana: “popular” e “erudito”, “oralidade” e “escrita”, “cultura e “teatro”. In: SIEBER, Cornelia; LOSSO, Eduardo Guerreiro Brito; GRONEMANN, Claudia (org.). Diferença minoritária na América Latina.Hildesheim: OlmsVerlag, 2008.

________, Adriana Schneider. Mamulengos dos Mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. Dissertação (Mestrado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação, UNIRIO, 2001.

ALVES, Cleide. Suplemento Cultural. Março de 1988.

ALVES, Leda. Entrevista concedida a Weslley Fontenele.Recife, 31 jul. 2019.

CARVALHO, Carlos. In: FERRAZ, Leidson (org.). Memórias da cena pernambucana, 04. Recife: Funcultura, 2009.

DIÁRIO de Pernambuco. Recife, 25 de dezembro de 1977.

BORBA FILHO, Hermilo. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: Editora São Paulo, 1966a.

_____________, Hermilo. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. São Paulo: Editora Nacional, 1966b.

MAMULENGO Só-Riso. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo115508/mamulengo-so-riso>. Acesso em: 18 de Fev. 2020. Verbete da Enciclopédia.

MEDEIROS, Sônia. Suplemento Cultural. Julhode 1987.

REIS, Luís. TPN – Teatro Popular do Nordeste: o palco e o mundo de Hermilo Borba Filho. Recife: CEPE, 2018.

SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: um povo em forma de bonecos. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.

SANTOS, Benjamim. Prefácio. In: FONTENELE, Weslley. Bumba-meu-boi no palco e na festa: Teatro e Cultura Popular no Piauí. [S.l.]: [s.d.]. No prelo.

SUASSUNA, Ariano. A pena e a lei. Rio de Janeiro: Agir, 1971.

VIEIRA, Anco Márcio Tenório. Hermilo Borba Filho: o encenador. Continente (#199). Recife, julho de 2017.

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo