Redes Internas: ligações contínuas

  • Júlia Ferreira IA - Universidade Estadual de Campinas
  • Júlia Ziviani Vitiello Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Investigamos a correlação entre teoria e prática a partir da observação participante em laboratórios da pesquisa de mestrado “Revisitando o corpo: um estudo das interfaces entre respiração, interpretação e criação em dança”. Buscamos  investigar as relações do movimento com a respiração, não somente em sua função fisiológica , mas  tendo como eixo principal a análise de  contribuições específicas para as habilidades corporais, a expressividade e a criação em dança. Propomos  a utilização criativa da abordagem somática Ideokinesis, por meioda prática com as nove linhas de movimento indicadas por Lulu Sweigard (1974). Na videodança “Redes Internas: ligações contínuas” apoiamos na prática como pesquisa (PAR). Propomos  refletir o percurso priorizado  na videodança discorrendo sobre as linhas de movimento utilizadas, modos de organização e escolhas realizadas. Passar, transpassar, estar entre… entender caminhos, preencher e ainda ter espaço para acomodar. Conectar-se, associar, não descolar e reverberar. Soltar sim, pelo estudo, pelo autoconhecimento. A prática destaca o início de um reconhecimento, que passa por imagens, sensações, percepções, sentimentos e pensamentos, que  emergem, escondem-se e ressurgem  no corpo  na criação cênica.

Biografia do Autor

Júlia Ferreira, IA - Universidade Estadual de Campinas
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Artes da Cena - IA Unicamp; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Julia Ziviani Vitiello; CAPES; Intérprete-criadora e produtora no Grupo Dançaberta.
Júlia Ziviani Vitiello, Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular  no Programa de Pós Graduação Artes da Cena, Instituto de Artes, Unicamp; coreógrafa, diretora do Grupo de pesquisa em dança e Educação Somática Dançaberta

Referências

BERNARD, Andre. Ideokinesis: a creative approach to human movement & body alignment. Berkeley: North Atlantic Books, 2006.

BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. Trad. Marina Appenzeller. 2 ed. SP: Martins Fontes, 2001.

Choreographing the Next Step Forward. Academy of Achievement. Disponível em: https://web.archive.org/web/20080917033637/http://www.achievement.org/autodoc/page/tha0bio-1. Acesso em 17 de julho de 2021.

CONZ, Rosely. Resquícios e rosas: as memórias na criação em dança contemporânea. Campinas, 2013. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena), orientação: Julia Ziviani Vitiello – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/7/docs/declaracao_universal_dos_direitos_do_homem.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Janney and Baryshnikov create electrocardio-choreography. MIT News, Cambridge, 13 de maio de 1998. Disponível em: https://news.mit.edu/1998/artheart-0513. Acesso em: 13 jul. 2021.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MIDGELOW, Vida. Practice as a research. In: DODDS, Sherril (Editor). The bloomsbury companion to dance studies. Cap. 4: Londres: Bloomsbury Publishing, 2019, 2021.

Sara Rudner. MFA '99. Bennington College. Disponível em: https://www.bennington.edu/bennington-network/outsized-impact/sara-rudner. Acesso em: 17 jul. 2021.

Sara Rudner. Mikhail Baryshnikov. Dancing from the heart. Disponível em: https://youtu.be/1CpPPrjjVNI. Acesso em: 9 ago. 2021.

SUQUET, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008. p. 509-539.

SWEIGARD, Lulu E. Human movement potential: its ideokinetic facilitation. New York, NY: Harper and Row, 1974.

TODD, Mabel Elsworth. The thinking body: a study of the balancing forces of dynamic man. New York, NY; Princeton: Dance Horizons: Princeton Book, 1968.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si