Alternativas decoloniais: que dança na escola pode ser essa?

  • Larissa Bonfim Universidade Federal da Bahia Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A partir das experiências no componente curricular Dança no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, este trabalho investiga modos de pensar o decolonial pedagogicamente e o pedagógico decolonialmente (WALSH, 2017). Neste pensar, a ênfase está na presença de outras racionalidades e nas experiências que podem ser vividas no corpo e na dança. Através do método autobiográfico, pesquiso os passos da minha trajetória que me levam ao engajamento com a decolonialidade como projeto de ação pedagógica e, em diálogo com a turma de estudantes e seus anseios por aprender passos de dança, buscamos, na conexão de nossos pés com o chão, caminhos para as Pedagogias Decoloniais no ensino de Dança na educação básica.

Biografia do Autor

Larissa Bonfim, Universidade Federal da Bahia Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda no programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com orientação do Prof. Dr. Fernando Ferraz. Bacharela e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Referências

BOLÍVAR, A. ¿De nobis ipsis silemus? Epistemología de la investigación biográfico-narrativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa (REDIE), vol. 4 (1), 2002. Disponível em: http://redie.ens.uabc.mx/vol 4 n.1/contenidobolivar.html. Acesso em dezembro de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

KRENAK, Airton. A vida não é util. São Paulo: Companhias das Letras, 2019.

KRENAK, Airton. Organização Bruno Maia. Caminhos para a cultura do bem viver. Rio de Janeiro: [sem editora], 2020

MIGNOLO, Walter. VÁSQUEZ, Rolando. Pedagogía y (de)colonialidad. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivier. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017. p.489-508.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (Org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica mas allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 93-127.

RUFINO. Luis. Performances Afro-diásporica e Decolonialidade: O saber Corporal a partir de Exu e suas Encruzilhadas. Revista Antropolítica, n. 40, Niterói, p.54-80, 1. sem. 2016.

SANTOS, Airton Ricardo Tomazzoni dos. Lições de dança no baile da pós-modernidade: corpos (des)governados na mídia. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES, Campinas, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132622001000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2020

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivier. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas