O riso em isolamento: que graça tem?

  • Ana Lucia Martins Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Valladares Díez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Camila Barra da Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Elisa Socorro Cavalcanti Botelho Neves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente estudo aborda a questão da produção do riso em tempos pandêmicos a partir da atuação do palhaço em hospital via plataforma digital e das experiências laboratoriais do grupo de estudos Jogo de Palhaço na Quarentena, realizado com estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A investigação realizada no âmbito das atividades de ensino do programa de formação para palhaços de hospital Enfermaria do Riso, entre abril e outubro de 2020, partiu do questionamento “É possível rir em tempos de isolamento?”, e dos desdobramentos que a situação mundial de confinamento social trouxe na, e para a atuação/criação dos estudantes palhaços. Como podemos seguir na relação com os pacientes infantis internados, mediados pelas plataformas digitais, onde espaço e tempo parecem estar separados, justamente o reverso de um dos princípios essenciais da interlocução presencial, aqui e agora? Na busca por estratégias de continuidade da ação artística, o estudo realiza o levantamento e o cruzamento das soluções encontradas por grupos e organizações de palhaços de hospital no Brasil e em Portugal.

Biografia do Autor

Ana Lucia Martins Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Interpretação Teatral. Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas. Professora Associada 4, 40 h DE. Atriz, palhaça, pesquisadora e diretora de teatro.

Antonio Valladares Díez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Estudante formando da graduação de Bacharelado em Atuação Cênica, bolsista de Iniciação Artística e Cultural. Ator, palhaço, performer e pesquisador
Camila Barra da Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Estudante da graduação de Licenciatura em Ensino do Teatro, bolsista de Extensão. Atriz, palhaça, professora e pesquisadora.
Elisa Socorro Cavalcanti Botelho Neves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Estudante da pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Atriz, palhaça e pesquisadora.

Referências

ANDRADE, Elza Maria Ferraz de. Mecanismos de comicidade na construção do personagem: propostas metodológicas para o trabalho do ator. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado, UNIRIO, 2003.

BERGSON, Henri. O riso. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DE MARINIS, Marco. Comprenderel teatro: lineamientos de una nova teatralogía. Buenos Aires: Galerna, 1997.

PROPP, Vladímir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.

SCHAEFFER, Julia; MIRANDA, Guilherme. Instituto Roda de Palhaço: www.instagram.com/rodadepalhaco/, 2021.(último acesso em 14/08/2021 às 20:29)

ALCANTARA, Ieda, ANTUNES, Miguel, PAES, Patrícia, UBEDA, Patrícia e QUITES, Thiago. Operação Nariz Vermelho:

www.instagram.co/operacaonarizvermelho_oficial/,2021. (último acesso em 14/08/2021 às 20:32)

ZANONI. Hudson.Terapia da Alegria:www.instagram.com/terapiadaalegria/ 2021.(último acesso em 14/08/2021 às 20:33)

SANTÁNGELO, Florência, CARDOSO, Diogo e INÁCIO, Éber. Roda Gigante:www.instagram.com/roda.gigante/, 2021.(último acesso em 14/08/2021 às 20:34)

RUIZ, Layla. Doutores da Alegria:www.instagram.com/doutoresdaalegriaoficial/, 2021.(último acesso em 14/08/2021 às 20:35)

DUARTE, Gyuliana. Instituto HA HAHÁ:www.instagram.com/institutohahaha/, 2021. (último acesso em 14/08/2021 às 20:36)

PAIVA, Marta e SANT'ANNA, Gabriel. O Presente Encontro: www.instagram.com/opresenteencontro/,2021.(último acesso em 14/08/2021 às 20:36)

Link para acesso às entrevistas:

https://drive.google.com/drive/folders/1kQxkWPgmWpg_alW2yCl86uoiztCl_JMD?usp=sharing (último acesso em 14/08/2021 às 20:28)

Publicado
2021-12-16
Seção
Circo e Comicidade