Por uma educação performativa

Resumo

A presente pesquisa analisa parte das noções de performatividade e o reconhecimento dessa linguagem no teatro contemporâneo. A partir disso, se busca meios para pensar o teatro performativo como forma de ensino em artes em espaços formais, uma vez que o teatro contemporâneo mostra possibilidades que escapa às margens da estrutura aristotélica de unidade de ação e tempo; e que, por isso, não apenas o teatro, mas também o ensino está passando por uma reestruturação, na busca de maior diálogo entre teatro e comunidade, buscando modos de fazer que incidam sobre a coautoria. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas - que partiram de textos de Josette Féral (2009), John Austin (1990), Judith Butler (2015) e Richard Schechner (2006) -, como também, análise de vários espetáculos e, por fim, entrevistas com especialistas relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Jéssica Seina Egoshi, Universidade Federal de Ouro Preto
Graduanda em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas (DEART), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Doutor do curso de Artes Cênicas (DEART) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. Professor Colaborador PPG Artes (UFMG)


Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação