Recepção teatral na escola: desafios da formação de espectadores em tempos pandêmicos

Resumo

O presente artigo visa refletir, sobre os desafios da formação de espectadores no ambiente escolar no contexto pandêmico, a partir da experiência do projeto “Recepção Teatral na Escola” que se iniciou em abril de 2021 no âmbito do Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto, que ainda se encontra em andamento, lança questões sobre novas perspectivas para a leitura de obras teatrais que no atual momento são mediadas pela virtualidade.

Biografia do Autor

Carolina Almeida Gomes, Instituto Federal Fluminense
Carolina Caju é educadora, produtora cultural e atriz. Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense (IFF) onde coordena o projeto de pesquisa “Recepção Teatral na Escola” e o projeto de Extensão “NUGEDIS-Cambuci” (Núcleo de Práticas e Estudos em Teatro do Oprimido, Gênero, Diversidade e Sexualidade do Campus Cambuci). Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é também mestra e licencianda em Teatro também pela mesma universidade (2012/2016) e possui formação técnica em atuação pela Casa das Artes das Laranjeiras (CAL) (2008). 

Referências

CABRAL, Biange. “O espaço da pedagogia na investigação da recepção do espetáculo”. Sala Preta, v. 8, p. 41-48, 2008.

DESGRANGES, Flávio. “Mediação teatral: anotações sobre o projeto formação de público”. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 10, p. 075-083, 2008.

____________ “Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo” Hucitec, 2010.

-----------------. “A Pedagogia do Espectador”, Hucitec Editora, 2017

FERREIRA, Taís. “A pedagogia do teatro e a recepção teatral podem caminhar juntas” Gráfica UFPel, 2010, v. , p. 111-119. In: Ursula Rosa da Silva. (Org.). Os lugares da arte. 1ed.Pelotas: Editora

LEONARDELLI, Patrícia. “Tempo (À)gora”, 2021. p.56-74 In: “Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil?” [recurso eletrônico] / organizadores: Ana Terra … [et al.]. ‒ Campinas: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.1545 p. : il. Acesso Eletrônico: <http://portalabrace.org/4/index.php/anais-e-publicacoes/e-booksda-

abrace>.ISBN 978-65-88507-02-5 (e-book)

MACIEL, Patrícia Gusmão. “O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar”. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, p. 89-106, jan/jun. 2016. Disponível em:

<http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index>.

RANCIÉRE, Jacques

Publicado
2021-12-16
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção