Procedimentos diversos do diretor João das Neves

Resumo

A presente comunicação exibe parte dos resultados da pesquisa “Cena dialética práxis e história”, que propôs a investigação teórica e prática, no campo da encenação, da função do encenador e da construção da cena dialética e seu(s) diálogo(s) com a história. Apresentaremos aqui alguns procedimentos investigados na peça A farsa da boa preguiça, dirigida por João das Neves, trazendo uma reflexão sobre o trabalho de direção com o texto dramatúrgico. As reflexões aqui apresentadas revelam o diálogo de seu trabalho com a história, ressaltando tanto a formação quanto a trajetória de João das Neves.

Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira, Departamento de Artes da Cena Universidade Federal de São João del Rei
Professora do Departamento de Artes da Cena e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ e coordenadora do Coletivo Fuzuê de Teatro e do Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) – NETEP/GPHPC, do qual também é vice-líder.

Referências

MOREIRA, Carina Maria Guimarães. Cultura Popular Negra e Subalternidade: uma análise do espetáculo Zumbi de João das Neves. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/presenca

NEVES, João das. Entrevista concedida a Carina Maria Guimarães Moreira. 2018.

NEVES, João das. A análise do texto teatral. Rio de Janeiro: Funarte, 2010.

NEVES, João das. Divulgação da peça A farsa da boa preguiça. 2009. Disponível em: https://cbtij.org.br/2009-farsa-da-boa-preguica/

SÁ, Alvaro Luis de. A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro 1955-1969. Dissertação de Mestrado, 2011. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11387

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo