Teatro, cordel e afins no Ceará dos anos 1970

Resumo

Este trabalho é uma contribuição aos estudos históricos que observam e problematizam as experimentações do chamado teatro de cordel no Brasil. No panorama cearense, vão se projetar no enfrentamento dessa poética os conjuntos Cooperativa de Teatro e Artes e Grupo Independente de Teatro Amador. Para a análise, são considerados os seguintes espetáculos: O Romance do Pavão Mysterioso (1972), Orixás do Ceará (1974) e O Reino da Luminura ou A Maldição da Besta-Fera (1977). Através da discussão das dramaturgias e montagens apontadas, busca-se questionar como os referenciais da cultura cearense foram incorporados e traduzidos pela linguagem teatral naquele recorte de tempo específico.

Biografia do Autor

Francisco Geraldo de Magela Lima Filho, Centro Universitário 7 de Setembro
Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, formado pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, integra o corpo docente dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Referências

AMARAL FILHO, Lindolfo Alves do. Na linha do cordão: do folheto à dramaturgia (1957 a 2007). 2013. Tese (Doutorado) – Escola de Teatro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, 2013.

BARROSO, Parsifal. O Cearense. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1969.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Teatro de Cordel na Bahia e em Lisboa. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2005.

CARVALHO, Gilmar de. Pluralia Tantum: Um livro de legendas. Fortaleza: GRECEL, 1973.

_____, Gilmar de. O Ceará e suas culturas. In: Seminário Cultura XXI. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado, 2006.

COSTA, Marcelo Farias. História do Teatro Cearense. Fortaleza: Imprensa Universitária∕Universidade Federal do Ceará (UFC), 1972.

GUINSBURG, Jacó, FARIA, João Roberto e LIMA, Mariângela Alves de (org.). Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KUNZ, Martine. Cordel: A voz do verso. Fortaleza: Museu do Ceará; Secretaria da Cultura e Desporto do Ceará, 2001.

LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia. Salvador: Edufba, 2006.

MARTINS FILHO, Antônio e GIRÃO, Raimundo. A Universidade do Ceará e sua dimensão no Nordeste em mudança. In: O Ceará. Fortaleza: Editora Instituto do Ceará, 1966.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso. São Paulo: Editora Perspectiva: 2002.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. Cantoria, Romanceiro & Cordel. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2006.

SUASSUNA, Ariano. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo