Indagações acerca dos limites na performance

  • Bianca Cristina Oliva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Wânia Mara Agostini Storolli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre a produção artística de performers que trabalham com os limites do corpo, tendo como enfoque as criações performáticas do coletivo brasileiro Grupo EmpreZa. No âmbito de um projeto de Iniciação Científica, foi feito um levantamento de artistas performers que exploram os limites do corpo no contexto da arte performática a fim de analisar e pensar quais são esses limites, se estão no campo físico e/ou psicológico e quais questões permeiam esses limites.


Biografia do Autor

Bianca Cristina Oliva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Graduanda do curso de Licenciatura em Arte Teatro do Instituto de Artes da UNESP e bolsista de Iniciação Científica  PROPe/COPE – UNESP, sob orientação da Profa. Dra. Wânia Mara Agostini Storolli.

Wânia Mara Agostini Storolli, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
Professora assistente doutora dos cursos de Artes Cênicas do Instituto de Artes e professora orientadora do Programa de Pós Graduação em Artes da UNESP.

Referências

FAZZOLARI, Cláudia - A performance de Regina José Galindo: luta e resistência na América Latina - Extraprensa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 58 – 68, jan./jun. 2018.

FEIX, T. A. Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como revolução dos afetos. Catálogo do Palco Giratório, v. 2, p. 32-43, 2014.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 2003.

GRUPO EMPREZA. Grupo EmpreZa: Performance Art. Material sobre o coletivo e trabalhos e Portfólio do mesmo. Disponível em: https://www.grupoempreza.com/ . Acessado em 10/01/2020 às 10:21.

MORAIS, Paul Cezanne Souza Cardoso de. Visões Caixa de Pandora: fricções entre artista, instituição e público. 2018. 252 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

SETÚBAL, Paul. Entrevista pessoal. (Entrevistadora: Bianca Cristina Oliva). 11/08/2020.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação