Processo criativo em dança em diálogo com a comida do Candomblé: relações entre corpo, alimentação e espiritualidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados e discussões a partir de pesquisa de iniciação científica baseada em um processo criativo desenvolvido na relação entre estudos sobre a comida no Candomblé e a feitura e degustação do sarapatel. A pesquisa guiada por abordagem autoetnográfica foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre a formação sócio-histórica do Candomblé, religião afro-brasileira institucionalizada a partir da diáspora africana, como fundamento para compreensão da cosmovisão candomblecista sobre o alimento e suas funções ritualísticas, além de entrevistas com pesquisadores/as e praticantes da religião estudada. Tais referências serviram de material para a prática artística desenvolvida em laboratórios criativos pautados sobretudo no procedimento de preparar uma receita tradicional da família do discente pesquisador, o sarapatel, e em seguida realizar improvisações. O resultado artístico produzido é uma performance-ritual com a qual experimenta-se as relações entre as ações perceptivas do corpo por meio dos estados corporais gerados a partir da experiência gustativa, estabelecendo conexões entre espiritualidade, memória afetiva, ancestralidade e movimento.

Biografia do Autor

Hugo Felix da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Discente no curso de Licenciatura em Dança, no Departamento de Artes Cênicas, Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. É bolsista de iniciação científica PIBIC.

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Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação