Entre nós: esculhambadas

Resumo

A pesquisa propõe a criação de um espetáculo teatral solo intitulado Esculhambada, que entretece bufonaria e autobiografia no processo de criação cênica. A atriz, uma pessoa que muitas vezes se considera esculhambada, percebeu ainda criança que andar e agir como uma esculhambada não pega bem. Ao longo de sua vida, não faltaram olhares e “conselhos” para que ela tomasse prumo. Indignada com essa e outras normatizações que enfiam goela abaixo das meninas desde pequenas, a atriz encontrou na bufonaria, há dezesseis anos, um meio de acolher e assumir suas inadequações e bagunças, descobrindo o potencial poético e questionador que existe em ser esculhambada. No solo Esculhambada, Aline Marques vive Aline Marques, uma mulher que é filha e se sente mãe, que pensa que é muito importante e que pode salvar os outros. Na trama, bem como na vida, Aline sente um vazio existencial eufórico e muito prazer em debochar de quem, como ela, se leva bastante a sério. Esta mulher, que teme ir para uma realidade paralela (e não conseguir voltar) quando olha muito tempo para um ponto fixo, divide com o público um pouco de suas incongruências e espera que, em meio a ridículos e derrotas, respingue um pouco de beleza. Preparem-se para conhecer a verdadeira Aline que a Aline definiu como conveniente de mostrar.

Biografia do Autor

Aline Schneider Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestradanda do programa de pós-graduação em Artes Cênicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Teatro - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Referências

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac, 2010.

LEITE, Janaina. A autoescritura performativa: do diário à cena. Revista Aspas, v. 2, n. 1, p. 20-25, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/62868 Acesso em: 14/11/2021.

VIANNA, Tiche. A Máscara como ferramenta de formação - Entrevista com Tiche Vianna. Em MASSA, Clóvis Dias, and CUELLI, Fábio. Porto Alegre: Revista Cena 22, págs 274-278, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/71447 Acesso em: 14/11/2021.

PELÚCIO, Larissa. Histórias do cu do mundo: O que há de queer nas bordas? Em HOLLANDA, Heloisa Buarque. Pensamento Feminista Hoje: Sexualidades no Sul Global. Conceitos Fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de fala. São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA,2019.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo