Aproximar-se de si, um caminho para o empoderamento feminino a partir de uma vivência em dança utilizando aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete

  • Ana Carolina Constantino Mazolini Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Sato Turtelli Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O trabalho a ser apresentado refere-se aos resultados e análises de três oficinas em Dança do Brasil desenvolvidas com base em aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), oferecidas em 2018 e 2019 na Estação Cultura na cidade de Campinas, que tiveram como público-alvo mulheres com mais de 18 anos. Essas oficinas estão vinculadas à pesquisa de mestrado da autora, intitulada “Aproximar-se de si, um caminho para o empoderamento feminino a partir de uma vivência em dança utilizando aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete” e desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da Prof.ª Dra. Larissa Sato Turtelli. O objetivo dessa proposta foi oferecer uma vivência em Dança a partir do método BPI tendo como foco o primeiro eixo do mesmo, o Inventário no Corpo e quatro das cinco ferramentas desenvolvidas no método, a Técnica de Dança, Técnica dos Sentidos, Laboratórios Dirigidos e Registros, a fim de verificar se a partir desse trabalho seria possível oferecer caminhos para que as participantes aprofundassem o conhecimento sobre si, sua individualidade, identidade e expressividade do corpo visando o autoempoderamento. Essa pesquisa abraçando definições sobre processo de empoderamento feminino, como, apropriação de si; maior autonomia sobre seu corpo e suas possibilidades, sentimentos e caminhos; partindo do interno para avançar a outras perspectivas e condições sociais agindo assim de forma mais coerente consigo, suas ideias e atuação, contou com a participação de mais de cem mulheres.

Biografia do Autor

Ana Carolina Constantino Mazolini, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Artes da Cena (IA – Unicamp); graduada em Dança pela Unicamp (2015). Atua como professora de Arte na rede de ensino municipal de Indaiatuba.
Larissa Sato Turtelli, Universidade Estadual de Campinas
Doutora em Artes (IA-Unicamp, 2009), Mestre em Educação Física na Linha de Pesquisa de Imagem Corporal e Movimento (FEF-Unicamp, 2003) e graduada em Dança pela Unicamp (1995). É Professora Doutora do Instituto de Artes da Unicamp, com atuação na Graduação em Dança e na Pós-Graduação em Artes da Cena. Atualmente é Coordenadora de Graduação dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Dança da Unicamp.

Referências

BERTH J. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019 (Feminismos Plurais/ Coordenação de Djamila Ribeiro).

RODRIGUES, G.E.F. et al. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal on Presence Studies], v. 6, n. 3, p. 551-577, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/nCNnbPdfJp6c6CT4Gbkrfkp/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 02 ago. 2021.

RODRIGUES, G.; TAVARES, M. G. Mudanças na Imagem Corporal de Bailarinas que vivenciaram o Método BPI. Repertório: teatro & dança, Salvador, Universidade Federal da Bahia, ano 13, n. 14, p. 145-152, jan. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4675. Acessado em: 02 ago. 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança