Ajeum – comer, dançar e partilhar os tempos na mostra 14 de dança

  • Kleber Lourenço Silva PPGArtes UERJ
  • Galiana Galindo Brasil

Resumo

O presente trabalho é um ensaio compartilhado, escrito a partir da experiência vivenciada em contexto pandêmico como participantes da Mostra 14 de Dança, em dezembro de 2020 na cidade de Petrolina – PE. Pretendemos aqui, partilhar parte desta vivência tecendo reflexões sobre curadoria, programação e, em especial, da ação de encerramento, intitulada “Conversa de boca cheia”, realizada na Ilha do Massangano - comunidade quilombola rodeada pelo rio São Francisco - em que, juntamente com brincadores tradicionais e artistas participantes da mostra, exercitamos o desafio de fortalecer a ação da arte e da cultura como alimentos, oferecimento saudável e humanístico.

Biografia do Autor

Kleber Lourenço Silva, PPGArtes UERJ
Ator, Dançarino, Encenador, Coreógrafo, Arte-educador e Pesquisador em Artes da Cena. Doutorando em Artes pela UERJ (2019) e Mestre em Artes pela UNESP (2015), na linha de pesquisa: Estética e Poéticas Cênicas. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2006). É diretor artístico e intérprete do Visível Núcleo de Criação (PE-SP), encenador da Capulanas Cia de Arte Negra (SP) e integrante do Grupo de pesquisas MOTIM CNPq/UERJ. Ainda como pesquisador colabora com os grupos: NuQueer - Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais/UFRPE e o Descentradxs - Red descentrar la investigación en Danza. É artista orientador no programa Qualificação em Dança do Estado de São Paulo (2019 - 2020).

Referências

BONDIA, Larrosa Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Macelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

RUFINO, L. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 164p.

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização