A dança entre: condutas e relações

Resumo

Este texto faz uma síntese dos estudos desenvolvidos na pesquisa Produção do corpo-sujeito em práticas de dança, com recorte em um parâmetro de análise que reiteradamente emerge da investigação, denominado entre. O trabalho apresenta três práticas, nas quais o entre é discutido de três diferentes maneiras. Na primeira, o processo de criação da obra cênica Axêro, entre é a posição da diretora cênica ao criar: a encruzilhada, um lugar entre epistemologias, entre caminhos e entre diferentes dimensões (do concreto e do sagrado). É nesse entre que se funda a visibilização de culturas oprimidas e produção de corpos anti-racistas. Na segunda prática, a pesquisa Estudos da presença: práticas (per)formativas na formação em Artes Cênicas, foi desenvolvida na Rede Internacional de Estudos da Presença. Nesse contexto, ao buscar características comuns em diversas práticas, o entre é apontado como um dos elementos fundamentais, constitutivos dessas práticas, na produção de corpos antifascistas. A terceira prática, a obra cênica Quando Você me Toca, o entre é disparador e efeito de dança. Identifica-se, nesse caso, uma dramaturgia que é construída a partir do efeito do tato, desse lugar entre peles. Cada uma das análises faz a discussão com diferentes enfoques, demandados por aquilo que se evidencia em cada processo artístico e, portanto, traz para a discussão, diferentes autores e referenciais teóricos. Há, entretanto, uma perspectiva que coaduna a reflexão: a compreensão das práticas como performance (estudos da performance) e como produção de corpos-sujeitos (estudos foucaultianos). O destaque do entre nesses processos, contribui para a suspensão de conceitos de dança naturalizados e propõem um deslocamento da questão “o que é dança?”. Pergunta-se, então: se nesse momento não interessa perguntar “o que é dança?”, o que interessa perguntar? Este texto afirma que interessa discutir condutas e relações em dança que produzem corpos-sujeitos e modos de vida.

Biografia do Autor

Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. Integra os grupos de pesquisa CNPq: GETEPE Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance (UFRGS) e OMEGA Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel). É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, onde atua como diretora e coreógrafa. É autora de livros e artigos na área das artes da cena, em articulação com a educação.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Notas sobre a branquitude nas instituições. In: SILVA, Maria Lucia da; FARIAS, Marcio; OCARIZ, Maria Cristina; STIEL NETO, Augusto (Orgs.). Violência e sociedade: o racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro. São Paulo: Escuta, 2018, p. 115 - 136.

CONCEIÇÃO, Thiago Pirajira. Forjas Pedagógicas: rupturas e reinvenções nas corporeidades negras em um bloco de carnaval. Dissertação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2019.

DANTAS, M.F. Ancoradas no Corpo, Ancoradas na Experiência: Etnografia, Autoetnografia e Estudos em Dança. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis: UDESC, v. 2, n. 27, p. 169-183, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8731. Acesso em 15 ago 2021.

DOSSIÊ 1. Rede Internacional de Estudos da Presença. Dossiê de pesquisa sobre formação e processos de criação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, 2017. Texto não publicado. 41 p.

DOSSIÊ 2. Rede Internacional de Estudos da Presença. Dossiê de pesquisa sobre formação e processos de criação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, 2018. Texto não publicado. 90 p.

DOSSIÊ 3. Rede Internacional de Estudos da Presença. Dossiê de pesquisa sobre formação e processos de criação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, 2019. Texto não publicado. 48 p.

ICLE, Gilberto (Org.). Formação e processo de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas. São Paulo: Max Limonad, 2021.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? In: Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis: UDESC, v. 2, n. 17, p. 71-77, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310217201107. Acesso em 15 ago 2021.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Axêro - encruzilhada epistemológica. In: SANTOS, Amanda B.; MACHADO, Juliana P.; COLVERO, Ronaldo B. (Org.). Pesquisa e Sociedade: desafios e possibilidades. Pelotas: BasiBooks, 2020. p. 1026-1036.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Quando a Dança nos Toca: significados, ética e presença em práticas com toque no currículo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 9, n.1. Porto Alegre: UFRGS, 2019. p. 1 - 29. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/82431. Acesso em: 15 ago 2021.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Formação do corpo-sujeito cênico/performer antifascista: currículo em tempos de governamentalidade algorítmica. In: ICLE, Gilberto (Org.). Formação e processo de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas. São Paulo: Max Limonad, 2021, p. 34 - 59.

FOUCAULT, Michael. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul; CARRERO, Vera Porto. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 273-295.

KOUTZII, Flávio; WEISSHEIMER, Marco. A democracia acabou. Eu me sinto hoje um exilado no Brasil. Sul 21. 2019. Disponível em: https://www.sul21.com.br/areazero/2019/01/flavio-koutzii-a-democracia-acabou-eu-me-sinto-hoje-um-exilado-no-brasil/. Acesso em: 10 ago de 2021.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras. Santa Maria: UFSM n. 26, p. 63-81, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308.Acesso em: 15 ago 2021.

MORAES, Antônio Luiz. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. Dissertação. Faculdade de Educação. Universidade Luterana do Brasil. Canoas: ULBRA, 2008. 146 f.

PAIS, Ana. O crime compensa ou o poder da dramaturgia. In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto. Dança e dramaturgia(s). São Paulo: Nexus, 2016. p. 25-58.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. New York & Londres: Routledge, 2006.

SILVA, Carolina Pinto. Ensino de dança e investigação de si: memórias formativas de uma professora-artista. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança-Licenciatura) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

VEIGA-NETO, Alfredo; SARAIVA, Karla. Educar como arte de governar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 5-13, jan./jun. 2011. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no1/1.pdf. Acesso em: 15 ago 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance