Olhares e processos do futuro? – notas sobre a criação (e apresentação) de um número burlesco em vídeo

  • Henrique Saidel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Apresento e analiso uma das ações da pesquisa “Brinquedos, duplos e outros corpos performáticos: estética, erótica, política”, que desenvolvo no Instituto de Artes da UFRGS: o processo de criação do número burlesco Futuro?, em parceria com Sessa Farion, apresentado do festival Yes, Nós Temos Burlesco!, em 2021. Tateando por entre diversas perguntas conceituais, estéticas e técnicas, Futuro? lança um olhar repaginado sobre elementos já utilizados em outros trabalhos: brinquedos de corda, bichos de pelúcia, bonecos infláveis, máscaras de látex, próteses e outros truques de casas de festas, eletrodomésticos, glitter prata, alguma metalinguagem e muita ironia. Fragmentos de passado, acionados e friccionados no presente, tematizando e sendo assistidos no futuro. Um rápido passeio por estudos sobre cabaré e burlesco, bem como por reflexões sobre as implicações da pandemia na produção teatral e performática, auxiliam na análise, estabelecendo conexões e possibilidades para outros artistas que enfrentam questões similares.

Biografia do Autor

Henrique Saidel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto A do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Diretor de teatro, performer, curador e colecionador de brinquedos.

Referências

ARANTES, Guilherme. Amanhã. 1977. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46300/>.

CONCEIÇÃO, Giorgia Barbosa da. Qual é o lugar do burlesco no Brasil? In: Horizonte da Cena. Publicado em 12/06/2018. Disponível em: <https://www.horizontedacena.com/qual-e-o-lugar-do-burlesco-no-brasil/>.

_______. A Burla do Corpo: estratégias e políticas de criação. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2013.

EDGAR. Plástico. 2018. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/edgar/plastico/>.

KANTOR, Tadeusz. O objeto torna-se ator – entrevista com Tadeusz Kantor. In: Cadernos de Teatro. Número 68. Janeiro/fevereiro/março de 1976. Rio de Janeiro: FUNARTE; Serviço Nacional de Teatro.

NOLASCO, Ricardo. Cabaréturgia: pirraças de um bufão para uma inscrição histórica do cabaré. In: Bocas Malditas. Publicado em: 22/04/2020. Disponível em: <http://bocasmalditas.com.br/cabareturgia/>.

SAIDEL, Henrique. As artes do cover: performance para além da cópia e do original. Rio de Janeiro: Circuito; POP LAB, 2019.

SAIDEL, Henrique; FERVENZA, Marina. Brinquedos, duplos e outros corpos performáticos: “experimento a quatro mãos”. In: eRevista Performatus, Inhumas, ano 8, n. 21, jul. 2020. Disponível em: <http://performatus.com.br/estudos/brinquedos-duplos-e-outros-corpos-performaticos/>.

SÉRGIO, João. O amanhã. 1978. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/g-r-e-s-uniao-da-ilha-do-governador/samba-enredo-1978.html>.

WELDON, Jo. The burlesque handbook. New York: Harper Collins Publishers, 2010.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo