Entre nós: Mirna Spritzer, uma mulher de teatro

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que busca destacar a importância das mulheres artistas nas tramas do fazer teatral, compondo-se a partir de narrativas de mulheres atuantes na cena de Porto Alegre. Objetiva-se contribuir com a urgência contemporânea de reconhecer e articular narrativas que contraponham a versão hegemônica, predominantemente branca e masculina, que invisibiliza outras existências. Inserido na estrutura social, o teatro também excluiu, diversas vezes, as mulheres do foco, da cena, do jogo, da ação, das atividades criativas, sociais, políticas e econômicas que o fazer cênico envolve. Pouco sabemos de mulheres nos livros de história de teatro. É preciso ampliar as narrativas das atrizes, iluminadoras e encenadoras que compõem a história da cidade, para que possamos ampliar e fortalecer o próprio campo das artes cênicas.  Aqui, apresenta-se a atriz e professora Mirna Spritzer, em memórias, reflexões e desejos, a partir de entrevista realizada em 2021.

Biografia do Autor

Iassanã Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Santa Catarina
Atriz e iluminadora.Professora Substituta no Departamento de Artes Cênicas da UDESC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da UFRGS.

Referências

FAGUNDES, Patricia. O teatro como um estado de encontro. Revista Cena 07. pág.31–41. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/issue/view/4272/showToc. Acesso: 30 de julho de 2021.

MEIHY, José Carlos e HOLLANDA, Fabíola. História Oral. 2. Ed., 8ª impressão. – São Paulo: Contexto, 2020.

SPRITZER, M. A formação do ator: um diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2010.

SPRITZER, Mirna. Poética da Escuta. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 01, nº 01, janeiro-junho/2020 - pp. 33-44. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/. Acesso em: 10 de julho de 2021.

VARLEY, Julia. Pedras d’agua: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Trad: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. Brasilia: Teatro Caleidoscópio, 2010.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena