Ser[e]ia: ensaios preliminares sobre o elemento autoficcional na teatralidade contemporânea

  • Ivan dos Santos Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Pesquisa em processo no âmbito do mestrado, o trabalho propõe a relação entre o mito da sereia e o elemento autoficcional. Assim, visa destacar o aspecto híbrido da cena teatral que se elabora a partir deste elemento e que se caracteriza pela justaposição de relatos reais e ficcionados. O objetivo do trabalho é levantar aspectos e potências do campo autoficcional na teatralidade contemporânea e elaborar procedimentos para acioná-lo. Através de metodologia performativa, ao mesmo tempo que analiso o campo ad autoficção, elaboro trabalhos artísticos sobre o tema. Para o diálogo teórico, são convocadas autoras e autores tais como Janaina Leite, Agamben e Sergio Blanco. Dentre as noções apresentadas, destaco a ideia de [co]habitar como elemento marcante do campo autoficional.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BLANCO, Sergio. Autoficción: uma ingeniería del yo. Madri: Punto de Vista, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. São Paulo: n1, 2013.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: Seminário de Pesquisas em Andamento, 5., 2015, São Paulo. Resumo... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. V. 3, n. 1, p. 41-53. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/Manifesto_pela_pesquisa_performativa_%28Brad_Haseman%29.pdf.

HILST, Hilda. Da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

LEITE, Janaina. Autoescrituras performativas: do diário à cena. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Editora Roco, 1999.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estética/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-252, 1993. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n1, 2018.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si