Ação telepática em dança: ativando as imaterialidades corpóreas para mover-se coletivamente

Resumo

A presente proposta visa o compartilhamento de uma experiência prática vivenciada, no dia 04 de abril de 2021, por vinte e um improvisadores residentes no Brasil e no exterior. Às 18h do horário de Brasília, es artistes se encontraram telepaticamente para assistir, ao mesmo tempo, ao videodança Animais me percebem, paisagem me escuta, concebido e dançado por Ana Mundim e dirigido por Morena Nascimento. Cada pessoa, após projeção do vídeo, em seu local de residência, improvisou a partir de suas percepções corpóreas estimuladas pelo que assistiram e pelo encontro telepático com o grupo. A questão central era acionar a conexão com es outres, a distância, sem transmissão ao vivo, e dançar juntes, criando um campo energético. O material produzido gerou um outro vídeo, resultante da experiência, que fundamenta a escrita deste texto.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Rocha Mundim, Universidade Federal do ceará
Realizou estágio Pós Doutoral em Artes pela Universitát de Barcelona, onde ministrou aulas com Jorge Larrosa Bondía. Implantou o curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. Publicou diversos artigos e os seguintes livros: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade; Danças brasileiras contemporâneas: um caleidoscópio; Corpos em quatro atos; Mapas e percursos, estudos de cena; Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas; Abordagens sobre improvisação na dança contemporânea; Safety Distance (fotolivro – ebook); Cifuno – pulsação África (fotolivro).

Referências

FREUD, Sigmund. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise (1933. [1932]). Acessado em: https:// www.cefas.com.br em 14/08/21, às 21h.

INGOLD, Tim. (2020). Of Work and Words: Craft as a Way of Telling. European Journal of Creative Practices in Cities and Landscapes, 2(2), 5-17. Disponível em: https://doi.org/10.6092/issn.2612-0496/10447. Acesso em: 28/09/21

KAPLAN, Alln; DAVIDOFF, Sue. Ativismo delicado. Cidade do Cabo: Proteus Initiative. Disponível em <http://www.institutofonte.org.br/sites/default/files/O%20Ativismo%20Delicado%20-%20Final%20PDF%20version%202014.pdf> Acesso em: 28/09/21

LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. São Paulo: n-1 edições, 2017.

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança