A presença cênica da arte-de-smioni: uma duplicação do próprio ator

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar uma parte de minha pesquisa de doutoramento que ainda se encontra em andamento. Para tanto, venho analisando a possibilidade da presença cênica do ator ser um possível “duplicação” do próprio, no qual não há mais limites entre a arte e a vida do artista, restando, apensas, a sua manifestação ontológica e unívoca da verdade. Essa discussão tem como aporte metodológico a observação e análise da presença cênica do ator-pesquisador Carlos Simioni (LUME Teatro) mediante, especialmente, a participação deste no projeto A.P.A. (Ateliê de Pesquisa do Ator) - que é promovido pelo Centro Cultural Sesc/Paraty desde 2014. Apartir desse interesse a pesquisa pode debruçar-se sobre o Método do Corpo Sensível, na perspectiva de Simioni, por meio da sistematização de uma série de práticas para o trabalho do ator e, assim, vislumbrar possibilidades de diálogo com a “estética da existência” (FOUCAULT, 2011). Na perspectiva teórica, evidentemente, temos como principal interlocutor o filósofo francês Michel Foucault, principalmente no que concerne a sua terceira e última fase: a constituição dos modos de ser do sujeito. Ademais, apresento, portanto, conclusões parciais que nos levam a crer na possibilidade da artesania do ator servir como “trampolim” para uma possível arte-em-vida. 

Biografia do Autor

Marcelo Marques Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Ator, Diretor e Preparador Corporal. Doutorando e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG (Conceito 6), na linha de pesquisa Artes da Cena, sob a orientação da Profª. Drª. Mônica Medeiros Ribeiro. Ademais, é Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFOP, graduado em Licenciatura em Teatro pelo CCTA/UFPB e Técnico em Micênica pelo IFPB. Atualmente é membro pesquisador do LECAC (Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes Cênicas), sob a coordenação da Prfª Drª Mônica Ribeiro. Já foi membro do grupo de pesquisa Teatro, Tradição e Contemporaneidade, na linha de pesquisa Ator e Cena, sob a coordenação da Proª Drª Paula Coelho, no qual foi PIVIC e premiado como Jovem Pesquisador pelo ENIC/2013 (XXI Encontro de Iniciação Cientifica), sendo convidado para participar da 66ª SBPC (Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). É um dos fundadores do NUPTA (Núcleo de Pesquisa do Ator), como também foi ator dos grupos de teatro: Gota, Cia. Ensaio de Dança-Teatro e Grupo Graxa de Teatro. Em 2019 foi finalizado um processo de quatro anos de pesquisa cênica no A.P.A. (Ateliê de Pesquisa do Ator) sob a orientação os atores-pedagogos: Stephane Brodt (Amok Teatro) e Carlos Simioni (LUME Teatro) e uma Residência Artística no CAFART, em Belo Horizonte (MG), sob a orientação do Prof. Me. Cristiano Diniz.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas