“Entre a caixa preta e o cubo branco – panorama da cenografia e expografia no Brasil”: experiência de ensino, trocas e atravessamentos

Resumo

O artigo apresenta a experiência do curso Entre a Caixa Preta e o Cubo Branco: panorama da Cenografia e Expografia no Brasil, ocorrido remotamente pela plataforma da Escola Itaú Cultural em 2021.  O curso debate o encontro entre as duas áreas - expografia e cenografia - a partir do entendimento de uma maior aproximação das mesmas na contemporaneidade no que tange suas linguagens, áreas de atuação e profissionais que atuam. O artigo compartilha a experiência didática, problematizando questões como o uso de ferramentas digitais no ensino, o contexto pandêmico e o atravessamento de linguagens no campo das artes.

Biografia do Autor

Renato Bolelli Rebouças, Universidade de São Paulo

Laboratório de Práticas Performativas - LPP

Centro de Artes Cênicas - CAC

Escola de Comunicação e Artes - ECA

 

Referências

ARONSON, Arnold. The History and Theory of Environmental Scenography. London: Bloomsbury, 2018.

ARONSON, Arnold. Cenografia hoje. In Revista A[l]berto. São Paulo SP Escola de Teatro, Primavera de 2013, p. 11-19.

_______ (org.). The Disappearing Stage: Reflections on the 2011 Prague Quadrennial. Prague: Arts and Theatre Institute, 2012.

BREJZEK, T. Expandind Scenography. On the Authoring of Space. Prague: Arts and Theatre Institute, 2011.

FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa?. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu editora, 2021.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias: O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp/ Fapesp, 2004.

KRAUSS, Rosalind. The Cultural Logic of the Late Capitalist Museum. October, vol. 54, Autumn, p.3-17, 1990.

_______. A escultura no campo ampliado, Trad. Elizabeth Baez, Revista Gavea, Rio de Janeiro, no1, p. 87 - 93, 1984.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.

LOTKER, S.; KUBUROVIC, B. Shared Space: Music Weather Politics: New Approaches to Scenography Prague Quadrennial 2016. Prague: Arts and Theatre Institute, 2016.

LOTKER, S., Introduction. In Prague Quadrennial of Performance Design and Space. Prague: Arts and Theatre Institute, 2011.

_______. 2010. Disponível em http://2011.pq.cz/en/international-competitive-exhibition.html. Acesso em 11.11.2016.

MCKINNEY, Joslin; PALMER, Scott (org.). Scenography Expanded: An Introduction to Contemporary Performance and Design. London: Bloomsbury, 2017.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SERRONI, J. C. Apontamentos sobre cenografia e seu ensino no Brasil. In Revista A[l]berto. São Paulo SP Escola de Teatro, p. 20-26, 2013.

SIMÕES, Igor Moraes. Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2019. (Doutorado)

URBACH, Henry. Exhibition as Atmosphere. In: LOG 20 Curating Architecture, New York: Anyone Corporation, Fall 2010, p. 11-17.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras