Pedagogias da dança: práticas do corpo dançante e a composição coreográfica no trabalho de Keith a. Thompson

Resumo

Este artigo reflete uma experiência e análise do trabalho pedagógico e de criação do bailarino, professor e coreógrafo norte americano Keith A. Thompson, em colaboração com bailarinos, estudantes e performers participantes, realizados em contexto não formal de ensino, na oficina chamada Laboratório Coreográfico. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foram os treinamentos de dança e a oficina. As considerações metodológicas partem de pesquisas da autora e de seus aprendizados de práticas corporais de dança via um processo de imersão na prática artística propriamente dita. As questões geradoras deste estudo são: como pensar as práticas qualificadas da dança, contribuindo com o pensamento de uma pedagogia das artes cênicas? Que tipos de conhecimentos estão envolvidos e como podemos compreendê-los enquanto epistemologia? Em suma, como pensar a dança por meio de suas práticas? 

Biografia do Autor

Maíra Simões Claudino dos Santos, Membro do Centro de Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa- Pós-Doutoranda na FMH/Universidade de Lisboa
Maíra Santos é Doutora em Dança pela Faculdade da Motricidade Humana (UL/2019).  Bolsa Capes Doutorado Pleno no Exterior. Formou-se em danças brasileiras e dança contemporânea nos contextos formais e não formais de estudo. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Pertence ao quadro de pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (FE/UNICAMP) e ao grupo Etnografia e História das Práticas Artísticas e Língua das Áfricas (EHPALA/UNIFESP). Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Teatro (CET/FLUL) e Pós-Doutoranda em dança (FMH/UL/2020). Como artista da dança atua em trabalhos como coreógrafa, performer e bailarina. Leciona regularmente Dança Teatro para Crianças e Dança Contemporânea para adultos.

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão. Educação física, corpo e epistemologia: uma leitura com o filósofo José Nuno Gil. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 2, p. 329-344, 2012.

BARBA, Eugenio. An Amulet Made of Memory: The significance of exercises in the actor’s dramaturgy. In: ZARRILLI, Philipe (Ed.). Acting (re) considered: a theoretical and practical guide. London & New York: Routledge, 2005.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, n. 7, p. 77-88, 2009.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 2 mar, 2020.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Lições de Dança, 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000.

GODARD, Hubert. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard. In: ROLNIK, Suely (org.). Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006. p. 73-80.

GRAVINA, Heloisa Corrêa. Por Cima do Mar eu Vim, por Cima do Mar eu vou Voltar: políticas angoleiras em performance na circulação Brasil-França. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

GRAZIADEI, Renate. Entrevista realizada em 30 de Maio de 2015. Informação verbal. LaborGras, Berlim, 2015.

INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.

INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, v. 33, n. 1, p.6-25, 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/6777/4943Aces. Acesso em 10 mar, 2016.

INGOLD, Tim. Being alive: Essays on movement, knowledge and description. London: Routledge, 2011.

INGOLD, Tim. Making: Anthropology, archaeology, art and architecture. London: Routledge, 2013.

KLEIN, Gabriele. & KUNST, Bojana. Introduction: Labour and performance. Performance Research, v. 17, n. 6, p.1-3., 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13528165.2013.775749. Acesso em: 10 Fev, 2016,

KUNST, Bojana. The Economy of Proximity: Dramaturgical work in contemporary dance. Performance Research, v. 14, n. 3, p. 81-88. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/13528160903519542. Acesso em: 21 Ago, 2015

LEPECKI, André. Singularities: Dance in the age of performance. London: Routledge, 2016.

MUANIS, Felipe. Cinema: entre o texto e o dispositivo. Logos, v. 17, n. 1, p. 81-93. 2010.

PARVIAINEN, Jaana. Dance techne: Kinetic bodily logos and thinking in movement. Nordic Journal of Aesthetics, v. 15, pp. 159-175, 2003.

SANTOS, Maíra Simões Claudino dos. Dança contemporânea, criação e pensamento: perspectivas das práticas corporais de Julyen Hamilton, Vera Mantero e Keith A. Thompson. Tese (Doutorado em Dança) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

SENNETT, Richard. The craftsman. New Haven, CT and London: Yale Univ. Press, 2008.

THOMPSON, Keith A. Dança contemporânea. Treinamento aberto, LaborGras. Berlim, Caderno de campo, 2015.

THOMPSON, Keith, A. Laboratório Coreográfico. Oficina, LaborGras. Berlim. Caderno de campo, 2015.

TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. London: PAJ Publications, 1987.

VELLET, Joëlle. How the Posture of Researcher-Practitioner Serves an Understanding of Choreographic Activity. In: DAVIDA, Dena (Ed.). Fields in Motion: Ethnography in the worlds of dance. Waterloo: Wilfrid Laurier Univ. Press , 2011.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas