Mindfulness e os atravessamentos na pedagogia do ator

Resumo

O presente trabalho é um aprofundamento da pesquisa que iniciei no mestrado, resultando na defesa, em 2018, da dissertação “Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator”. Agora, no doutorado, meu objetivo é refletir sobre o impacto do mindfulness no trabalho de atuação, abordando o tema através de um recorte que enfoca oMindfulnessBased Stress Reduction(MBSR), um programa de oito semanas criado por Jon Kabat-Zinn edo qual atualmente sou instrutora. Na maior parte do tempo, somos tomados pelo excesso de pensamentos, uma tendência que nos distancia da experiência direta. A meditação nos ajuda a desenvolver uma maior consciência da nossa atividade mental, de modo a nos libertarmos do domínio dos nossos devaneios e julgamentos. Assim, conseguimos nos desprender da necessidade de controle e aceitar o fluxo da vida, que é impermanente e transitória. As práticas meditativas conduzem a um esvaziamento do sujeito (anatta), ao desprendimento momentâneo de si, durante o qual experimentamos a sensação da fluidez da vida. Minha hipótese é a de que essa experiência de impermanência e transitoriedade que alcançamos pela meditação podem ser pertinentes para a pedagogia teatral como ferramenta para um despertar que possibilita ao ator estar mais pleno no presente da cena.

Biografia do Autor

Maria Luiza Tavares Cavalcanti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelado em Artes Cênicas , habilitação em interpretação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2004. Licenciatura em Dança, Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2010. Mestrado em Artes Cênicas, Pós Graduação da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro , em curso desde 2015.

Referências

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.

HANH, Thich Nhat. A arte de viver: paz e liberdade no aqui e agora. Tradução Rodrigo Peixoto. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

KABAT-ZINN, Jon. Viver a catástrofe total. Tradução de Márcia Epstein. São Paulo: Palas Athenas, 2017.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si