"Performance Compartilhada: Reflexões sobre a participação e partilha em processos criativos"

  • Rita Tatiana Gualberto de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Naira Ciotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os parâmetros e conceitos do processo criativo de ações e performances compartilhadas que envolvem: o participante, a obra, o artista, o contexto social e conduta ética.Para tanto, recorre-se aos conceitos da Partilha do Sensível (RANCIÈRE,2009) e Arte Participativa (BISHOP, 2012), para refletir sobre os pressupostos estéticos e a relação com o espectador em processos criativos compartilhados.


Biografia do Autor

Rita Tatiana Gualberto de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 Arte educadora, Performer, Atriz, Diretora e Dançarina. Graduou-se em   2007 no curso Comunicação das Artes do Corpo na  PUC-SP. Especialistas em Linguagens das Artes pela Universidade de São Paulo (Ceuma- 2012). Mestranda em Artes Cênicas no Departamentos de Pós Graduação em  Artes Cênicas na UFRN.
Naira Ciotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Naira Ciotti,é professor-performer; Professora adjunta do  Ppgarc/ UFRNcom Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1999 com o título O híbrido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea na tecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte, denominado: O museu como mídia: performance e espaço colaborativo; em setembro de 2005 no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Atua desde 1994 como performer na cena artística, entre seus trabalhos, os mais conhecidos foram: a performance Imanência, curadoria de Renato Cohen, uma permanência de oito dias, realizada por oito performers, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997; Leitos Memória-tatuada, criação colaborativa com o poeta erhi Araújo, no SESC Pompéia, em 2006; VOX2TEXT, no SESC Pinheiros, em 2008, com a colaboração de erhi Araújo, Otávio Donasci, Artur Matuck e Lúcio Agra. Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGArC, onde desenvolve diversas pesquisa ligadas a performance e teatro contemporâneo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Publicou seu primeiro livro, intitulado O professor-performer. Concluiu em 2014 estágio pós-doutorado no MAC/USP, Programa Interunidades em Estética e História da Arte edital PNPD CAPES 2014 intitulada Musealização da Performance: Cartas a Renato Cohen tendo como resultado a performance Cartas a Renato Cohen: teorias do esquecimento.

Referências

BISHOP, Claire. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. New York: Verso, 2012.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras estéticas Políticas. Rio de janeiro 6a. Ed. Civilização Brasileira,1991.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível: Estética e Política. São Paulo, 2a. edição Ed. 34, 2009.

Publicado
2018-03-19