O Corpo que TRANSito: REFLEXÕES SOBRE PERFORMATIVIDADE A PARTIR DE MEMÓRIAS DE CORPOS TRANS

  • SANDRO LUIS COSTA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO http://orcid.org/0000-0002-8276-7744
  • Jerônimo Vieira de Lima Silva Universidade do Porto
  • Maria Thereza Oliveira Azevedo Universidade Federal do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar os disparadores criativos da cena performativa O Corpo que TRANSito, concebida a partir de relatos e memórias do corpo transexual (BENTO, 2008) e de corpos travestis em seu estado híbrido e performativo (BUTLER, 2015) na cena teatral contemporânea. A performance apresentada parte de tais hibridismos (MONSALU, 2014), tanto da transexualidade quanto das linguagens artísticas, para centrar-se nos devires (DELEUZE, 1966) trans e performer.  A reflexão parte da experiência de uma cena apresentada e retoma nesse texto o percurso de concepção e construção cênica através da poética de dois artistas-pesquisadores de doutoramento em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT-Brasil) e Educação Artística (FBAUP/Portugal), onde um é encenador/educador/investigador e o outro performer/educador/investigador, ambos com a intenção de propor a abordagem sobre o tema em contextos formais e não formais de ensino. Acreditamos que o caráter informativo presente na performance pode contribuir com a desconstrução dos discursos hegemônicos sobre gênero. A investigação apontou que as artes performativas e contemporâneas podem ser importantes instrumentos de abordagem e reflexão sobre as questões de identidade e gênero e um importante contributo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Biografia do Autor

SANDRO LUIS COSTA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

Professor de ARTES no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MATO GROSSO; Mestre em Estudos de Linguagem pelo Programa de pós-Graduação em Estudos Literários e Culturais do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da  Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.

Referências

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Publicado
2018-03-19